Quem contribui ao INSS, agora, pode ingressar em um plano de previdência em um fundo de pensão
por Canal MyNews em 11/07/23 13:40
O público que compra previdência privada aberta pode, agora, poupar para aposentadoria em um fundo de previdência privada fechada, ou seja, um fundo de pensão que costuma ter taxa de administração mais baixa e gestão qualificada.
Há 3 anos, a participação em fundos de pensão era limitada aos funcionários públicos ou empregados de empresas privadas com fundo de pensão.
“Houve uma mudança e a pessoa que contribuiu ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passaram a ter acesso a alguns fundos de pensão”, explicou o diretor da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), João Carlos Ferreira, também diretor financeiro da Value Prev, durante entrevista ao Canal My News Vida & Previdência.
Recentes mudanças no estatuto da Abrapp permitiram, primeiro, o ingresso de familiares dos participantes. Depois, de pessoas contribuintes do INSS. Não precisa ser empregado da entidade. Segundo João Carlos Ferreira, a Value Prev já assinou o termo de acordo para ampliar seu público, com a adesão de novas pessoas, sem vínculo com a entidade.
O Value Prev tem como patrocinadoras, a Hewlett Packard Enterprise (HPE)., HP Financial Services Brasil, Enterprise Services Brasil Serviços de Tecnologia Ltda., MICRO FOCUS Brasil Serviço de Tecnologia. Hoje, a entidade tem 600 aposentados e 3,5 mil participantes com contribuição definida – formato que se tornou uma tendência global, com menos riscos para a entidades que patrocinam os fundos fechados.
João Carlos Ferreira dá 3 dicas para quem pensa em acumular para a aposentadoria: começar cedo, olhar o custo da instituição e se informar sobre o perfil do plano.
“A vantagem de quem começa a poupança previdenciária com 25 anos de idade, é poder assumir mais risco. As pessoas com mais de 50 anos também conseguem acumular recursos por uns 20 anos para formar poupança para a aposentadoria, só que a subida será mais inclinada e difícil”, explica o diretor da Abrapp.
Assista à entrevista completa aqui:
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR