Se aposentar neste novo milênio não guarda nenhuma semelhança com o que viram as gerações passadas
por Mara Luquet em 01/08/24 09:28
Reprodução: twitter/@Mike Jagger - Foto:Mark Seliger
Se aposentar neste novo milênio não guarda nenhuma semelhança com o que viram as gerações passadas. No passado o sinônimo de aposentadoria era vestir o pijama.
Você acha mesmo que aos 60 e poucos anos alguém quer “vestir o pijama”? Dê uma olhada nos oitentões deste milênio rebolando no palco (Mike Jagger, o mais emblemático), atuando em novelas, teatro e muitos anônimos desfilando por aí com energia suficiente para aposentar de vez a expressão “vestir o pijama” como sinônimo de aposentadoria.
A conquista do aumento da expectativa de vida pela humanidade impõe uma série de desafios e o maior deles é conseguir manter-se independente por um tempo muito maior do que se pensava a princípio. Segundo estudiosos do tema, a expectativa dos “baby boomers” americanos (aqueles que nasceram entre 1945 e 1964) chega a 104 anos de idade.
As gerações seguintes podem ir até mais longe. Mas para que esta história tenha um final feliz é fundamental ter planejamento. Você precisa chegar ao futuro bem não apenas financeiramente, mas também física e mentalmente. E o caminho mais seguro é começar a se preparar desde cedo para se aposentar
Não se engane, este será o seu maior desafio, chegar bem ao futuro para conseguir desfrutar o tempo de vida a mais que conquistou e economizar os custos com saúde, este será o maior peso no seu orçamento depois de aposentado. E se assim é, nada melhor do que fazer do presente um aliado na conquista deste objetivo.
O aposentado do segundo milênio não precisará e, na verdade nem será possível para ele, parar de trabalhar. Manter-se produtivo será imperativo. Aos 60 anos de idade ele será apenas um jovem senhor com muitos desafios pela frente.
No entanto, a forma como você vai trabalhar é que vai mudar e muito. Se mantiver a rotina estressante e exaustiva dos seus 40 anos de idade poderá comprometer sua saúde. Se conseguir se planejar para a nova aposentadoria, você chegará ao futuro com o grande conforto de fazer apenas o que gosta e no ritmo que achar adequado.
“Somos os ativistas dos anos 60, a geração da bossa nova, dos Beatles, da luta contra a ditadura, da revolução sexual, que reinventou a adolescência e descobriu que reivindicar é preciso. Por isso, não vamos envelhecer calados e passivos, podem escrever.”
A declaração é do médico Alexandre Kalache, ex-diretor do Programa de Envelhecimento Ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele comandou por treze anos o Programa de Envelhecimento Ativo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em dezembro de 2007, se aposentou, aos 62 anos, idade que empurra alguém compulsoriamente para a aposentadoria na OMS. Mas Kalache, um representante legítimo dos “baby boomers”, a turma do pós-guerra, ouviu Beatles e Rolling Stones, e não consegue “vestir o pijama” e sossegar.
Pilotou um projeto de parceria públicoprivada (PPP) para o Rio de Janeiro para criar o International Centre for Policy on Ageing (Centro Internacional para Políticas Relacionadas ao Envelhecimento), entre várias outras frentes que abriu e vem derrubando muitos mitos sobre o envelhecimento.
Ancoramos, juntos com a jornalista Mariza Tavares, o programa 50+ na rádio CBN, onde entrevistamos muitos especialistas sobre o tema e aposentados inquietos.
A mensagem principal da OMS está centrada no “envelhecimento ativo”, que é definido como o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, de modo a aumentar a qualidade de vida à medida que envelhecemos. “Bem, fiel a essa ideologia do “envelhecimento ativo”, por mim preconizada há tantos anos, agora tenho a oportunidade de colocá-la em prática”, disse ele no momento de sua aposentadoria. Sem dúvida envelhecer é a melhor de duas opções que temos e, se assim é, o ideal é chegar bem ao futuro. Com disposição e em plena atividade física e intelectual. Se isso vale para nós individualmente, que dirá para a sociedade.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR