Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Opinião

PODER LEGISLATIVO

Análise: Novo presidente da Câmara dificilmente será alinhado aos interesses de Lula

Arthur Lira, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenta negociar uma transição de poder que seja favorável a ele próprio

por Camilla Lucena* em 12/09/24 17:59

Robson Carvalho durante participação no Segunda Chamada de terça-feira (10) | Foto: Reprodução/MyNews

O novo presidente da Câmara dos Deputados dificilmente será alinhado aos interesses do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou o cientista político Robson Carvalho, que participou do Segunda Chamada nesta semana. Enquanto Lula quer um líder que torne fácil a articulação entre os poderes Executivo e Legislativo, o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenta negociar uma transição de poder que seja favorável a ele.

“O que Lira deseja é passar, de uma maneira menos traumática, pelo ostracismo”, disse Carvalho, em referência ao período de isolamento ao qual um político é submetido depois de deixar do poder. “Para isso, precisa eleger um sucessor que lhe assegure certo poder político.”

Em almoço com líderes partidários na quinta-feira (11), Lira anunciou que apoiará a candidatura do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) à sua sucessão. O anúncio ocorreu no mesmo dia que Elmar Nascimento (União Brasil-BA), antigo aliado do presidente da Câmara e um dos principais nomes cotados para a eleição, se encontrou com Lula para conversar sobre a eleição legislativa.

Apesar da indicação de Lira, o cientista político Robson de Carvalho ressalta que Lula se encontra em um momento mais favorável em comparação com o ano anterior. Em 2023, Lira foi eleito em votação histórica, ao receber 464 votos de um total de 513 deputados federais. Agora, o atual presidente da Câmara já não tem mais tanto apoio, o que coloca o governo em posição de negociar.

A escolha do próximo presidente da Câmara dos Deputados ocorre só daqui a cinco meses, em fevereiro de 2025. Para Carvalho, questões externas à Câmara são capazes de que influenciar a decisão dos deputados, mas a votação gira em torno sobretudo de interesses internos, uma vez que “quem vota é quem tem assento na Casa”.

Veja a análise completa:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR