Presidente Lula prestou homenagem ao político, a quem definiu como como 'grande político e companheiro' e 'grande defensor da democracia'
por Sofia Pilagallo em 03/10/24 15:02
Saturnino Braga foi o primeiro prefeito eleito após a redemocratização | Foto: Lia de Paula/Agência Senado
O ex-prefeito do Rio de Janeiro Roberto Saturnino Braga morreu, aos 93 anos, nesta quinta-feira (3). Ele estava internado no CTI Hospital Pró-Cardíaco, na Zona do Sul do Rio, com um quadro de pneumonia, e estava em cuidados paliativos.
Saturnino nasceu em 13 de setembro de 1931. Ele é filho de Rachel Saturnino Braga e do engenheiro e político Francisco Saturnino Braga, de quem seguiu os passos. Assim como o pai, que foi deputado federal por três mandatos, o filho graduou-se em Engenharia e entrou para a política. Em 1963, iniciou o primeiro mandato como deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, numa coligação formada por PSB, MTR e PST. Com a ditadura militar e a posterior instauração do bipartidarismo, ingressou no MDB, mantendo a sua atuação no Legislativo.
Leia mais: Pelo fim do voto útil: conheça o voto preferencial
O ex-prefeito foi senador pelo Rio de 1975 a 1985 e, em 1986, conquistou a eleição municipal com quase 40% dos votos válidos. Foi o primeiro prefeito eleito diretamente na cidade após a redemocratização. À época, uma decisão do Banco Central, que proibiu novos empréstimos, o levou a enfrentar grandes dificuldades financeiras e declarar a falência do município.
Em 1992, foi convidado pelo então prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Permaneceu no cargo até 1998, quando foi eleito novamente para o Senado, o último posto que exerceu. Ao longo da carreira política, recebeu diversas homenagens, entre elas, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito e a Medalha Tiradentes, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Leia mais: As apostas e o Bolsa Família: uma análise econômica e social
Em nota publicada no site do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageou Saturnino, a quem definiu como como “grande político e companheiro” e “grande defensor da democracia e participante da vida pública do Brasil e do Rio de Janeiro”, “sempre militando pelas causas populares”. Nas redes sociais, o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), lamentou a morte do ex-prefeito, afirmando que ele “foi um dos mais dedicados e corretos homens públicos que a cidade do Rio de Janeiro já conheceu”.
Saturnino deixa a mulher, Eliana Schreiner Saturnino Braga, e três filhos: Maria Adelia, Bruno e Antonio Frederico. O velório será no Palácio da Cidade, em Botafogo, ainda sem data divulgada. O local do enterro ainda não foi informado. O governo do estado decretou luto oficial de três dias.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR