Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Opinião

2º TURNO

Análise: ‘Churrascada’ mostra que Nunes teme abstenção dos eleitores de Marçal

Para o cientista político Rudá Ricci, almoço com aliados foi desnecessário, visto que o prefeito aparece muito à frente de Boulos nas pesquisas de intenção de voto

por Camilla Lucena* em 23/10/24 19:55

Ricardo Nunes (MDB), candidato à Prefeitura de São Paulo, governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Foto: Reprodução/Instagram

A “churrascada” de segunda-feira (22), realizada às vésperas da eleição em São Paulo, mostra que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, teme a abstenção dos eleitores do empresário Pablo Marçal (PRTB), derrotado no primeiro turno. Essa é avaliação do cientista político Ruda Ricci, presidente do Instituto Cultiva, durante participação no Segunda Chamada exibido nesse mesmo dia.

Para Ricci, o almoço, que reuniu cerca de 300 convidados, entre eles o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi “desnecessário” nessa altura da campanha, uma vez que Nunes aparece muito à frente nas pesquisas de intenção de voto. Segundo o último Datafolha, o prefeito marcou 51%, contra 33% de Guilherme Boulos (PSOL).

“Eu não acho que isso [“churrascada”], nesse momento, seja tão favorável […] e, nessa reta final, com os dados que a gente tem, não havia necessidade nenhuma disso”, disse o cientista político.

“Eu não estou entendendo porque a campanha do Nunes acaba destacando algo que é negativo, quer dizer: um medo que toda a imprensa está percebendo com a abstenção dos eleitores do Marçal. […] Você não faz isso na reta final, você pode até conversar no bastidor, mas eles estão deixando publicamente [explícito] esse temor”, acrescentou.

Segundo o jornalista Fernando Oda, repórter da TV Gazeta, que esteve presente no almoço e também participou do Segunda Chamada, a questão da abstenção no segundo turno foi bastante presente ao logo dos discursos. Na ocasião, Tarcísio reforçou a necessidade de buscar os “votos dos indecisos”, enquanto Nunes pediu que eleitores não saíssem da cidade no próximo final de semana.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de quarta-feira (22):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR