Pupilo do ex-presidente José Mujica obteve 49,8% dos votos e derrotou o oponente Álvaro Delgado, candidato da centro-direita pelo Partido Nacional
por Camilla Lucena* em 25/11/24 16:52
Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai no pleito de 2024 | Foto: Reprodução/X (antigo Twitter)
Yamandu Orsi, que concorreu pela coalizão de esquerda Frente Ampla, derrotou Álvaro Delgado (Partido Nacional), candidato apoiado pelo atual presente, Luis Alverto Lacalle Pou, no segundo turno das eleições no Uruguai, no domingo (24). A vitória de Orsi foi anunciada com 70% das urnas apuradas, marcando o retorno da esquerda ao poder no país.
Leia mais: ‘Essa era a arquitetura do golpe’: entenda por que Bolsonaro criou rixa com o STF
Com 98,65% dos votos computados, Orsi, que foi apoiado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica durante a campanha eleitoral, obteve 1.179.454 votos, contra 1.086.758 de seu adversário. O professor de história de 57 anos ficará no poder por cinco anos, tempo de duração do mandato presidencial no Uruguai.
Durante a campanha, Orsi prometeu “uma mudança segura que não será radical”. Portanto, apesar das diferenças entre o presidente eleito e o atual, Lacalle Pou, o novo governo não deve trazer grandes mudanças no rumo do país, do ponto de vista ideológico.
Nas redes sociais, tanto Delgado quanto Lacalle Pou parabenizaram Orsi pela vitória. O atual presidente acrescentou estar à disposição para iniciar a transição do governo assim que o presidente eleito “considerar pertinente”.
Leia mais: Rússia ataca Ucrânia com míssil hipersônico e diz que foi aviso ao Ocidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou sobre a vitória de Orsi e congratulou o povo uruguaio “pela realização de eleições democráticas e pacíficas”. Para ele, “essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. “Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, acrescentou.
O resultado da eleição também já foi reconhecido pelos Estados Unidos, Espanha, Chile, Honduras, México, entre outros países.
*Sob supervisão de Sofia Pilagallo
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR