Caso teria ocorrido dez anos atrás, quando ainda era líder estudantil; Gabriel Boric nega as acusações e afirma nunca ter tido nenhum tipo de relação com a vítima
por Camilla Lucena* em 26/11/24 14:28
Gabriel Boric, presidente do Chile | Foto: Chile Presidency
O presidente do Chile, Gabriel Boric, é alvo de uma denúncia de assédio sexual que está sendo investigada pelo Ministério Público. De acordo com a acusação, apresentada em setembro na Procuradoria Regional de Magallanes, Boric teria assediado a vítima na época em que ele concluiu a faculdade de direito, dez anos atrás.
O chefe do Ministério Público de Magallanes confirmou a existência de um processo criminal e uma equipe especial foi designada para conduzir a investigação. O caso vem à público em meio a um escândalo envolvendo o ex-ministro Manuel Monsalve, preso preventivamente por abuso sexual e estupro.
Esta é a segunda vez que Boric é denunciado por assédio. A primeira acusação ocorreu durante a campanha eleitoral em 2021, mas nunca foi investigada criminalmente.
A defesa de Boric disse que a denúncia nõo possui “qualquer fundamento” e que o atual presidente nunca teve nenhum tipo de relação afetiva ou de amizade com a vítima. “O presidente […] rejeita e desmente categoricamente a denúncia de um suposto fato ocorrido em 2013”, afirmou advogado Jonatan Valenzuela.
O ex-líder estudantil tem foro privilegiado em razão do cargo, por isso sua imunidade deve ser revista antes de ser submetido a qualquer julgamento.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR