Primeiro registro do uso do termo, traduzido livremente como 'deterioração cerebral', data de 1854, mas ganhou novo significado na era digital
por Sofia Pilagallo em 03/12/24 09:39
O ato de rolar o feed das redes sociais produz sensação de prazer momentânea | Foto: Pixabay
A Oxford University Press, que edita o dicionário de inglês Oxford, anunciou “brain rot” (deterioração cerebral, em tradução livre) como a Palavra do Ano de 2024. O anúncio veio após uma votação pública que contou com a participação de mais de 37 mil pessoas, encarregadas de escolher entre esta e outras cinco palavras (veja abaixo).
O primeiro registro do uso de “brain rot” data de 1854, em um livro do escritor Henry David Thoreau. O termo se propõe a descrever a deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, vista como resultado do consumo excessivo de material considerado de baixo valor.
Apesar disso, “brain rot” ganhou novo significado na era digital, particularmente nos últimos 12 meses, segundo a Oxford Press. Em 2024, a expressão teve um aumento de 230% na frequência de uso em comparação com o ano anterior.
Leia mais: Repatriação de brasileiros do Reino Unido foi voluntária, diz Itamaraty
A definição de “brain rot” como palavra do ano evidencia as crescentes preocupações da sociedade sobre o alto consumo de redes sociais. Pesquisas mostram que o ato de rolar o feed infinitamente, por pequenas doses de dopamina, tem tido um custo cognitivo para os usuários.
Segundo um estudo, publicado na revista científica NeuroImage, existem áreas do cérebro humano que são ligadas a um sistema de recompensa. Nesse sentido, aplicativos como o TikTok e o Instagram são responsáveis por ativar esse conjunto por meio dos seus vídeos e produzem uma sensação de satisfação momentânea.
As imagens ali exibidas remetem, em alguma medida, a memórias afetivas. A situação é equivalente a entrar em determinado lugar, sentir o cheiro de algum alimento que fez parte da infância e ficar com vontade de consumi-lo, muitas vezes por conta de momentos felizes com a família e amigos. A experiência de prazer é potencializada quando o usuário é submetido a vídeos curtos, com edições aceleradas e músicas populares e escolhidas pelo algoritmo.
“Demure“: “Modesto” ou “discreto”. A palavra viralizou nas redes a partir da a criadora de conteúdo Jools Lebron, que passou a usar a expressão de forma irônica. Escolher um conjunto de alfaiataria para tomar um café superfaturado? Very demure (muito modesto).
“Dynamic pricing“: “Preço dinâmico” (variação de preços de acordo com a demanda).
“Lore“: Conjunto de conhecimentos ou histórias relacionados a um tema.
“Romantasy“: Gênero literário que mistura romance e fantasia
“Slop“: Conteúdo gerado por inteligência artificial, considerado de baixa qualidade.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR