Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Internacional

GOVERNO CANADENSE

Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo em meio à crise política

Premiê recebeu forte apoio popular quando chegou ao poder, em novembro de 2015, mas se tornou impopular entre os canadenses nos últimos anos

por Camilla Lucena* em 06/01/25 16:29

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, em coletiva de imprensa no encontro do G20 no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução/Twitter

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal durante pronunciamento nesta segunda-feira (6). Segundo Trudeau, diante das batalhas internas no partido, ele não será o melhor candidato para concorrer nas próximas eleições legislativas, que devem acontecer no dia 20 de outubro. “Os canadenses merecem um candidato ‘real'”, afirmou.

Leia mais: Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça (7) para justificar

Trudeau chegou ao poder em 2015, com forte apoio popular, mas se tornou impopular entre os eleitores nos últimos anos devido à crise econômica, social e política que se instalou durante seu governo. Atualmente, o Canadá enfrenta um aumento desenfreado da imigração e do custo de vida.

O estopim para a renúncia de Trudeau foi o pedido de demissão de Chrystia Freeland, vice-premiê e ministra das Finanças, em dezembro de 2024. Segundo Chrystia, a atitude foi tomada em razão de discordâncias com Trudeau sobre como lidar com as políticas protecionistas que devem ser adotadas por Donald Trump pelos próximos quatro anos.

Leia mais: Histórico: Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em ‘Ainda estou aqui’

Em novembro de 2024, o presidente eleito dos Estados Unidos prometeu taxar em 25% todos os produtos oriundos do Canadá e do México caso os países vizinhos não reprimissem o tráfico de drogas e o fluxo de migrantes nas fronteiras.

Apesar da renúncia, Trudeau afirmou que continuará no cargo até que seu partido encontre um substituto. O Parlamento canadense, que também foi dissolvido pelo primeiro-ministro, permanecerá na configuração atual até 24 de março.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (3):

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR