Extremismo distorce conceito de liberdade de expressão, afirma Sidônio O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (à direita) dá posse a Sidônio Palmeira (à esquerda) como ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, em cerimônia no Palácio do Planalto | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - 14/01/2025 MANIPULAÇÃO

Extremismo distorce conceito de liberdade de expressão, afirma Sidônio

Em primeiro discurso como chefe da Secom, publicitário criticou os efeitos da desinformação na percepção das pessoas sobre as ações do governo

00:00
  • Presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Sidônio Palmeira como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), substituindo Paulo Pimenta, na terça‑feira (14) no Palácio do Planalto.
  • A cerimônia contou com a presença de diversos ministros do governo.
  • Em discurso inaugural, Sidônio denunciou a desinformação promovida pela extrema‑direita, afirmando que distorce a liberdade de expressão e manipula a população.
  • O novo ministro prometeu combater notícias falsas, incentivar processos regulatórios e garantir acesso da população à informação como proteção da democracia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta terça-feira (14), ao publicitário Sidônio Palmeira, na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), no lugar de Paulo Pimenta. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e contou com grande presença de ministros do governo.

Leia mais: Bolsonaro afirma que e-mail para a posse de Trump é o convite formal

No seu primeiro discurso já como chefe da pasta responsável pela formulação e implementação da política de comunicação e divulgação social do Poder Executivo federal, Sidônio criticou os efeitos da desinformação na percepção das pessoas sobre as ações do governo.

“A informação dos serviços não chega na ponta. A população não consegue ver o governo nas suas virtudes. A mentira nos ambientes digitais fomentada pela extrema direita cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade”, disse o ministro.

Sidônio afirmou que a liberdade de expressão foi apropriada por setores que promovem discurso de ódio, descaracterizando o seu sentido. “Defendemos a liberdade de expressão. Lamentamos que o extremismo esteja distorcendo esse conceito para viabilizar a liberdade de manipulação”, enfatizou.

Leia mais: Lula sanciona lei que proíbe aparelhos de celular nas escolas

Ao pontuar que a comunicação é guardiã da democracia, Sidônio Palmeira defendeu o combate a desinformação, e disse que a sua gestão vai incentivar processos regulatórios, além de garantir que a população tenha acesso à informação.

O agora ministro voltou a criticar as recentes mudanças anunciadas pela multinacional Meta, empresa de tecnologia que controla o Facebook, Instagram e WhatsApp, na política de moderação de conteúdo dessas redes sociais, que vai facilitar a propagação de discurso de ódio e eliminar a checagem de fatos.

Leia mais: Brasil ‘não é terra sem lei’, diz AGU sobre mudanças nas regras da Meta

Sidônio assume a Secom na metade do mandato do presidente Lula, com o principal desafio de melhorar a comunicação política do governo, na última etapa da gestão.

“A comunicação está no centro dos grandes desafios mundiais e nosso trabalho é compreendê-lo em sua complexidade e convocar todos, uma vez que esse desafio não é só da Secom”, disse.

Em seu último discurso à frente da Secom, Paulo Pimenta fez reiterados agradecimentos ao presidente, narrou sua trajetória de militante e parlamentar do PT e disse ter recuperado a estrutura da Secom. Pimenta disse ainda ter recuperado uma relação de respeito entre governo, agências de comunicação e imprensa e projetou sucesso no trabalho do sucessor.

“Eu tenho absoluta convicção de que nós vamos dar um salto na qualidade nesse trabalho. Conheço o Sidônio, as pessoas que estão vindo para cá com ele”, afirmou.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao Segunda Chamada de segunda-feira (13):

Relacionados