Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Colunistas

Se não há oxigênio, não há nada

O que está acontecendo em Manaus pode se espalhar para o todo o país

Em 17/01/21 11:08
por Mara Luquet

Jornalista, fundadora e CEO do canal MyNews, considerado pelo Google referência mundial em jornalismo no YouTube. Foi colunista de finanças pessoais da TV Globo e CBN, editora do Valor Econômico e criadora do caderno Folhainvest, da Folha de S.Paulo.

Cilindro de oxigênio sendo doado em Manaus. Foto: Raphael Alves. https://fotospublicas.com/tjam-disponibiliza-cilindros-de-oxigenio-para-ajudar-no-enfrentamento-a-crise-da-covid-19-no-amazonas/

Sofri muito com bronquite na adolescência. Não poder respirar é um horror. Eu morria de medo quando sentia que a crise estava se avizinhando porque era uma dor horrorosa não conseguir respirar. Vivi anos assim, até voltar para a natação, ficar adulta e há muitos anos não tive mais nenhuma outra crise.

Nos últimos dias estou revivendo isso intensamente, pensando nessas pessoas em Manaus sem oxigênio. Pensando que poderia ser comigo porque afinal tive Covid.

Respirar é o começo de tudo. Se não há oxigênio, não há nada. Não há vida, não há esperança, não há planos, não há amor, não há futuro, não há nada nada nada.

O que está acontecendo em Manaus pode se espalhar rapidamente para o País e é reflexo da falta de oxigênio na gestão pública, na economia, na Democracia brasileira.

Estamos todos asfixiando.

“Temíamos o caminho da Venezuela, mas a tomada do Estado por políticos e militares corruptos associados às milícias e com o apoio cínico de parte do empresariado, é mais parecido com o caso do México”, diz o economista André Lara Resende.

O projeto de lei que dá autonomia às polícias nos Estados corrobora com a visão de Lara Resende. É um perigo e se você quiser mais detalhes veja a série de entrevistas que estamos fazendo no canal MyNews com especialistas em segurança pública.

Nesta série, um dos entrevistados foi o general Santos Cruz que alertou o perigo da inércia do judiciário em responsabilizar o presidente Bolsonaro na sua narrativa de fraude nas eleições. Se ele diz que houve fraude, diz o general, ele precisa provar. Caso contrário, vai deflagrar uma onda de violência que põe em risco a democracia brasileira, alerta o general.

O grande problema no Brasil é que ainda vivemos a guerra iniciada na última década entre o nós e eles. Se você se contrapõe ao governo Bolsonaro é petista. E se faz críticas ao PT é gado bolsonarista. Diante disso, muitos preferem não se posicionar. E as instituições se acomodam com notas de repúdio e deixam de lado ações concretas para responsabilizar o presidente com medo de elevar o tom.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR