Doses devem ser incorporadas ao Plano Nacional de Imunização nesta quarta-feira e distribuídas pelo país
por Vitor Hugo Gonçalves em 23/02/21 12:21
Um avião transportando 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca aterrissou no Brasil no início da manhã desta terça-feira (23). A aeronave chegou no Aeroporto de Guarulhos e, após processos alfandegários, seguiu para o Rio de Janeiro, onde serão entregues à Fundação Oswaldo Cruz.
Na Fiocruz, os imunizantes passarão verificação, as quais compreendem conferência de temperatura e integridade da carga, etiquetação com informações em português, encaminhamento de amostras para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
A previsão é de que as doses estejam concluídas na madrugada desta quarta-feira (24) e prontas para serem integradas ao Plano Nacional de Imunização.
Em São Paulo, o Instituto Butantan comunicou que entregará mais 3,4 milhões de doses da CoronaVac ainda nesta semana. A projeção inicial era produzir oito remessas diárias, que totalizariam 426 mil antivirais. Contudo, de acordo com o diretor da instituição, Dimas Covas, apenas nesta terça serão entregues cerca de 1,2 milhão de doses da CoronaVac para o Governo Federal.
Para o sábado (27), está prevista a concessão de mais dois lotes do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), insumo suficiente para que a Fiocruz produza mais 2 milhões de doses.
Devido a atual falta de vacinas, diversas capitais suspenderam ou restringiram o programa de imunização. Entre elas estão Rio de Janeiro, Salvador, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Macapá e São Luís.
As 1,2 milhão de doses da vacina CoronaVac que o Instituto Butantan vai repassar para o governo federal nesta terça fazem parte das 3,4 milhões de vacinas que serão distribuídas ao Ministério da Saúde nos próximos dias.
“Hoje é um dia importante para a história do Butantan. Mais um dia de luta, mais um dia de se entregar vacinas. Vamos entregar 1,2 milhão de vacinas ao nosso Ministério da Saúde. E não vamos parar, vamos continuar entregando”, afirmou Dimas Covas.
Ainda de acordo com o diretor, até o início do próximo mês, o instituto deve receber um novo lote de matéria-prima para a produção da vacina: “8,2 mil litros de insumo da vacina devem chegar até o dia 2 de março. Ao menos três milhões de doses poderão ser produzidos a partir do insumo”, completou.
Na semana passada, o Ministério da Saúde firmou um contrato com Butantan para providenciar 54 milhões de doses da Coronavac. O montante será adicionado às 46 milhões já adquiridas (totalizando 100 milhões a serem entregues até setembro) – na última sexta, a pasta enviou um ofício ao Instituto solicitando mais 30 milhões de doses.
“Nós vamos fazer todo o esforço para adiantar a produção e essa entrega e esperamos que, no máximo em agosto, tenhamos a entrega total de 100 milhões de doses”, disse Dimas Covas.
No início deste ano, o Butantan dobrou o número de funcionários que trabalham diariamente no envase da vacina (de 150 para 300). O diretor projeta ainda que a capacidade de envase da organização também possa dobrar a partir de abril, atingindo a finalização de até 2 milhões de doses por dia.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR