Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Imunização

Vacina cubana passa para última fase de testes em humanos

Governo pretende produzir 100 milhões de doses em 2021 para imunizar todos os moradores e turistas que forem para a ilha

por Gabriela Lisbôa em 24/02/21 10:44

O Instituto Finlay de Vacinas, que tem sede em Havana, anunciou que uma das quatro vacinas contra a Covid-19 que estão sendo desenvolvidas em Cuba vai passar para a terceira fase de testes clínicos no mês de março. Nesta última etapa de testes em humanos, 150 mil voluntários vão ser vacinados em Cuba e no Irã, mas o México já mostrou interesse e também pretende participar desta nova etapa.

Cientistas do Instituto Finlay de Vacinas com doses do imunizante cubano contra a covid-19, Soberana 2
Cientistas do Instituto Finlay de Vacinas com doses do imunizante cubano contra a covid-19, Soberana 2. Foto: Reprodução IFV (Redes Sociais).

A vacina em questão é a Soberana 2, que deve ser administrada em três doses com intervalo de duas semanas entre cada uma. Nas fases anteriores, ela já comprovou a capacidade de criar uma resposta imunológica contra o vírus, impedindo a ligação do causador da doença com as células.

Segundo Vicente Vérez, diretor do instituto e chefe da equipe que desenvolve a vacina, a intenção do governo cubano é produzir 100 milhões de doses até o fim do ano e vacinar todos os 11 milhões de cubanos que vivem na ilha, além dos turistas que chegarem ao país. Esta é uma estratégia que pretende alavancar o turismo e ajudar na recuperação da economia. Cuba passa pela maior crise econômica desde o fim da União Soviética, impulsionada pelas sanções importas pelos Estados Unidos e agravada pela pandemia.

Cuba conseguiu controlar a primeira onda de casos com lockdown e multa para quem circulasse sem autorização, mas enfrenta uma situação mais grave na segunda onda. O número de casos começou a subir em novembro, quando os voos internacionais foram retomados, depois de sete meses de suspensão. Hoje, a ilha enfrenta uma média diária de 894 novos casos. Até esta terça-feira (23), 304 mortes tinham sido confirmadas no país por covid-19.

Para quem já pensa em viajar para a ilha de Fidel Castro e Che Guevara para se imunizar, a dica é pensar bem no planejamento. O governo cubano pretende exigir que turistas passem por uma quarenta, isso somado ao tempo de intervalo entre as doses, sendo preciso ficar na ilha por, pelo menos, dois meses.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR