PF e MPF cumprem mandados de prisão no RJ em operação que teve origem com o afastamento de Witzel
por Liliane Machado em 02/03/21 14:37
Marcos Pinto da Cruz, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-RJ), foi preso em casa durante a Operação Mais Valia, deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (2), conforme revela o portal G1-RJ.
A operação, realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF), é um desdobramento no caso do afastamento do ex-governador do RJ, Wilson Witzel (PSC).
De acordo com MPF, ao todo, são 11 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão, determinados pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi. A magistrada é a relatora de uma nova frente de investigação instaurada a partir do desmembramento de outros casos em curso no Tribunal.
Entre os alvos da Operação Mais Valia estão desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e advogados ligados ao governador afastado, Wilson Witzel.
“A investigação apura o pagamento de vantagens indevidas a magistrados que, em contrapartida, teriam beneficiado integrantes do esquema criminoso. Segundo o MPF, as medidas cautelares, cumpridas no Rio de Janeiro, tem origem em um vasto acervo de provas que apontam para a prática de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa”, informou o MPF.
Desde o ano passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) investiga a existência de esquemas criminosos com a participação do chefe do Executivo Estadual, já afastado do cargo.
Ao todo, já foram apresentadas três denúncias ao STJ contra Witzel, sua esposa, Helena, e outros envolvidos nos crimes já apurados. Entre os casos investigados estão desvios de recursos públicos destinados ao enfrentamento da epidemia da covid-19.
Wilson Witzel foi afastado do cargo em agosto do ano passado, por ordem do ministro Benedito Gonçalves, relator do inquérito principal contra ele.
Em setembro, a ordem foi referendada pela Corte Especial do STJ. A primeira denúncia oferecida contra o governador já foi recebida por unanimidade pelos ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça.
O site do jornal O Dia, do Rio de Janeiro, informa que o Tribunal Regional do Trabalho do estado tem colaborado com as investigações e ações por parte das autoridades. De acordo com a notícia, a presidência do TRT do Rio está à disposição das autoridades no que for necessário para auxiliar nas investigações que levem ao total esclarecimento dos fatos.
“Desde a manhã desta terça-feira o tribunal está colaborando, com sua Polícia Judiciária, no atendimento dos agentes da Polícia Federal que estão no prédio-sede cumprindo cinco mandados de busca e apreensão”, informa a nota.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR