Alguns países discutem turismo espacial e, no Brasil, 46 milhões não possuem nem acesso à internet
por Natália Fernandes em 12/03/21 09:55
Pegar o celular para se atualizar antes do café da manhã parece trivial para todos os brasileiros, mas não é.
Há uma falsa sensação de que a tecnologia traz inclusão ao possibilitar acesso à informação, no entanto esta informação seria verdadeira se o acesso à internet fosse homogêneo entre todos.
O tema é tão relevante que em 2011 a ONU considerou o acesso à internet um direito humano. Por meio dela, indivíduos e sociedades são alavancadas pelas oportunidades para novos conhecimentos, conexões e realidades que levam ao desenvolvimento econômico e social de uma comunidade.
Infraestrutura: de acordo com o IBGE, aproximadamente 46 milhões de brasileiros não têm acesso à internet. Vimos claramente as dores da desigualdade do acesso durante a pandemia em que alunos ficaram sem ensino por não terem acesso a uma conexão de qualidade. Embora nossos números tenham melhorado quando falamos de infraestrutura digital, a abrangência de sinal e velocidade da conexão ainda atrapalham significativamente a navegação dos que se aventuram sem estrutura eficiente, de acordo com um relatório divulgado pelo Google em parceria com a McKinsey.
Analfabetismo: 11 milhões de brasileiros não sabem ler ou escrever, há também uma parte significativa da população que mal domina a ferramenta para o que são chamadas as habilidades digitais. Então, ainda que haja acesso, este acesso não pode ser consumido em grande parte, uma vez que textos deixam de ser acessíveis para quem não pode compreendê-los.
Tecnologias não-inclusivas: perda total da visão ou comprometimento do funcionamento visual dos olhos também impede, assim como o analfabetismo, o consumo de conteúdos em texto, que são hoje parte significativa das informações distribuídas na internet devido à ainda tímida penetração de soluções que convertem texto em áudio.
Problemas estruturais também são consequências da desigualdade na inclusão digital de uma sociedade.
Não apenas perdemos em mais e melhores oportunidades por meio do conhecimento e compreensão de outras realidades, como deixamos de criar um ambiente atraente também para empresas, que encontram um mercado menos capacitado, deixando de gerar renda e melhores condições sociais, o que impacta a todos, inclusive você.
Tecnologias inclusivas que transformem textos em áudios são ótimos aliados para aqueles que o texto escrito é um desafio. Parcerias desenvolvidas por empresas que oferecem conectividade à internet a regiões ou comunidades em que este recurso é escasso, ou programas de inclusão digital para capacitação para os quais navegar ainda é um desafio, colaboram para caminhos mais homogêneos e que levam oportunidades para mais pessoas colaborando para menor disparidade social neste sentido.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR