Lula retoma negociações com Congresso para aprovar pautas antes de 2027 Júlio de Souza / Capta Imagens Notícias

Lula retoma negociações com Congresso para aprovar pautas antes de 2027

Planalto quer acelerar votação da PEC da Segurança, definir indicação ao STF e avançar em projetos sobre inteligência artificial antes da chegada de um Congresso com oposição fortalecida.

00:00
  • Presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou, nesta segunda‑feira (2), negociações com o Congresso Nacional para acelerar pautas governamentais.
  • O governo busca aprovar antes da posse dos parlamentares em fevereiro de 2027 a PEC da Segurança Pública, que deve entrar na pauta do Senado nesta terça‑feira (3).
  • A oposição tenta incluir no texto da PEC a redução da maioridade penal, gerando resistência ao projeto.
  • Lula também pretende avançar na escolha de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou, nesta segunda-feira (2), as articulações com o Congresso Nacional. O objetivo é acelerar a aprovação de pautas prioritárias do governo. Uma semana após a vitória nas urnas, o Planalto tenta aproveitar a atual composição do Legislativo. Isso antes da posse dos novos parlamentares, em fevereiro de 2027. A primeira prioridade é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A proposta deve entrar na pauta do Senado nesta terça-feira (3). No entanto, o governo enfrenta resistência da oposição, que tenta incluir no texto a redução da maioridade penal.

Além da segurança pública, Lula pretende avançar na escolha de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga ficou aberta após a saída de Luís Roberto Barroso. O presidente sinalizou a aliados que deseja indicar novamente o advogado-geral da União, Jorge Messias. No entanto, o nome enfrenta resistência entre os senadores. Por isso, parte dos articuladores defende uma alternativa com maior aceitação no Congresso. Nesse cenário, Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), aparece como uma possibilidade.

Enquanto isso, o governo também tenta aprovar o marco regulatório da inteligência artificial. O projeto já passou pelo Senado e agora depende da Câmara dos Deputados. Outra prioridade é regulamentar a concorrência entre as grandes empresas de tecnologia, conhecidas como big techs. Além disso, Lula precisa negociar a aprovação do Orçamento de 2027. O texto poderá passar por ajustes após os compromissos assumidos durante a campanha. Com essa estratégia, o Planalto busca concluir o maior número possível de votações ainda em 2026. Afinal, a próxima legislatura terá bancadas de oposição mais fortes.

Relacionados