Mulheres da área de análise de conjuntura econômica e do mercado financeiro falam sobre avanços e barreiras para equidade de gênero
por Juliana Causin em 12/03/21 16:10
Mesmo sendo maioria na população brasileira, 51% segundo o IBGE, as mulheres representam apenas 26% do total de investidores na bolsa de valores. No Tesouro Direto, elas são 32%.
O número de investidoras sobe em ritmo lento. Em dez anos, a porcentagem das que tinham aplicação na bolsa avançou de 25% para 26%. A presença feminina também é menor dentro do próprio mercado financeiro, composto majoritariamente por homens.
“Eu tenho certeza que a minha geração de mulheres tem mais facilidade em relação às gerações anteriores. O que eu sinto e o que sentia, porém, é que a mulher tem que se policiar muito mais no mercado para ser respeitada no mesmo nível dos homens. E isso foi assim em toda a minha carreira”, conta Jéssica Castro, analista de B2B da Ativa Investimentos.
Em relação a investimentos, a analista e influenciadora digital entende que a presença minoritária de mulheres é explicada também pelas barreiras econômicas que as atingem, proporcionalmente mais do que aos homens. “A gente tem que entender que a mulher ainda está galgando posições salariais melhores ou até ainda conquistando a própria renda. Se você não tem capital para investir, você não investe”, diz Castro.
Segundo os dados de desemprego divulgados pelo IBGE na última quarta-feira (10), o índice de desemprego chega a 16,4% entre as mulheres. Já entre os homens, a taxa é de 11,9%.
Os números mostram que, mesmo antes da pandemia, em 2019, a remuneração das mulheres foi menor que a dos homens em todas as faixas etárias. Em cargos de diretoria e gerência, a remuneração em média 38% menor que a dos homens que ocupam os mesmos cargos.
A desigualdade é ainda maior em relação às mulheres negras – dentro e fora dos setores do mercado financeiro ou de análise econômica. A economista Vilma Pinto, pesquisadora licenciada do Ibre/FGV, uma das principais especialistas em contas públicas do país, conta que pensou em desistir da carreira, no início da trajetória, ao não identificar um ambiente com referências em que pudesse se identificar.
“Isso ainda é um grande desafio nesse setor, inclusive em relação às posições de destaque”. Para ela, apesar das melhorias recentes em relação à equidade de gênero, o aumento da presença de mulheres negras ainda teve pouco avanço tanto na área acadêmica relacionada à economia, quanto no mercado financeiro.
“Eu vejo pouca mudança em relação a isso. É frequente eu participar de reuniões em que as pessoas se surpreendem por eu ser mulher e negra. É comum também eu aparecer em programas de TV e jornais e as pessoas fazerem comentários sobre estarem felizes pelo fato de eu ser mulher e negra em um ambiente tão restrito”, relata Vilma Pinto.
Para Kelly Gusmão, sócia-fundadora e CPO da Warren, gestora de investimentos, o ambiente para mulheres que começam hoje no mercado financeiro é menos agressivo que há décadas: “o momento é um pouco mais ameno para mulheres”.
No comando da área de recursos humanos e cultura da empresa, Kelly entende que o trabalho para maior equidade de gênero e diversidade das lideranças traz resultados também financeiros, além dos ganhos sociais e de governança.
“É extremamente importante as pessoas entenderem que a diversidade é rentável. É lucrativa também. A diversidade é um divisor de águas para todas as empresas que querem ter mais rentabilidade e atender toda a sociedade”, diz ela.
Em março do ano passado, Kelly Gusmão criou o fundo Warren Equals, que investe em empresas comprovadamente comprometidas com políticas de equidade de gênero. Em um ano, o fundo – que é o primeiro desse tipo no Brasil – já teve rentabilidade de quase 30%.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR