Cientista político da UERJ destaca que Bolsonaro parece ter perdido votos no Nordeste, mas “núcleo duro” permanece intocado
por Luciana Tortorello em 18/03/21 14:51
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu seu recorde de rejeição na avaliação sobre sua gestão da pandemia de covid-19. De acordo com pesquisa do Datafolha, 54% da população acredita que a gestão presidencial da pandemia é ruim ou péssima. Em janeiro, este número era de 48%.
A avaliação geral do desempenho presidencial mostra que 44% dos entrevistados considera o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Outros 30% o avaliam como ótimo ou bom e 24% como regular. Afirmaram que não sabem responder 2% dos entrevistados.
“Em termos de rejeição, Bolsonaro têm a maior rejeição de um presidente em primeiro mandato desde o Collor. Nem Fernando Henrique Cardoso, nem Dilma [Rousseff], nem Lula tiveram uma rejeição em primeiro mandato tão grande quanto Bolsonaro”, afirma em entrevista ao Almoço do MyNews o professor de ciência política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Paulo Cassimiro, Bolsonaro.
O analista destaca os números ruins para o Palácio do Planalto no Nordeste. “O índice de aprovação permanece baixo entre as pessoas de mais baixa renda, àquelas que tem até dois salários mínimos. E a rejeição permanece muito alta no Nordeste. O que significa isso? Significa que o Bolsonaro não fidelizou a população que está mais suscetível a precisar de políticas de distribuição de renda. Essa população que foi beneficiada pelo auxilio emergencial, não está fidelizada pelo Bolsonaro, como em determinado momento o Lula conseguiu fidelizar aquele eleitorado que era objeto do Bolsa Família”.
O professor da UERJ também destaca que as parcelas que mais apoiam o presidente não registraram mudanças significativas em sua opinião sobre Bolsonaro. “Os estratos da população em que o apoio do presidente é maior são evangélicos, os moradores do Centro-Oeste e do Norte do país e empresários. Eles aparecem repetidas vezes na entrevista como estrato da população que apoia o presidente desde o início do mandato. Houve pouca variação nisso. Seria um apoio persistente ao Presidente da República.”
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR