Waldery Rodrigues comentou o desempenho de diferentes setores da economia e prioridades do Ministério da Economia em 2021
por Fernanda Oening em 19/03/21 12:44
O Secretário Especial de Fazenda no Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirma que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2021 deve crescer 3,2%. A previsão foi feita em entrevista ao Dinheiro na Conta do MyNews. Confira os destaques da participação do membro da equipe do ministro da Economia Paulo Guedes:
“Para o PIB, nós estimamos, em 2021, um crescimento de 3,2 e, em 2022, um crescimento de 2,5. Essa já era a estimativa anterior oficial pelo Ministério da Economia e o que nos orientou foi o conservadorismo e transparência no processo, bem como o atendimento às questões metodológicas. Vale lembrar que no ano passado, em função do alto grau de incerteza, a estimativa oficial da Secretaria de Política Econômica e do Ministério da Economia era de, para o ano de 2020, uma queda de 4,7%. Como o IBGE divulgou, a queda foi muito próxima ao que estimamos, na realidade, 4,5%, que foi a nossa última estimativa. Naquele momento, usamos do respeito à metodologia, a partir das principais variáveis que tínhamos para cálculo, bem como, de conservadorismo e transparência no processo. Novamente, para a estimativa de 2021, estamos utilizando a mesma metodologia conservadora e transparente. E esse número, de 3,2%, são os que, hoje, melhor representam os dados efetivos. É claro que, de acordo com a dinâmica da economia, do desenrolar no combate às ações, aos efeitos adversos da pandemia, esse número pode ser revisto, como é, tradicionalmente, feito ao longo do ano, mas a nossa estimativa, hoje, para a economia, é de um crescimento de 3,2%.”
“Nós analisamos todos os setores: indústria, serviço, comércio, agrobusiness. Numa análise mais direta, esses setores mostraram uma forte recuperação, em especial no 4º trimestre. O único setor que estava um pouco atrás era o de serviços, mas ele se recuperou prontamente. Olhando para frente, nós temos que observar, de maneira muito atenta e muito diligente, como a economia está se comportando e, ao mesmo tempo, cuidar dos efeitos que a pandemia traz, os impactos negativos. E nós temos toda a aprendizagem do ano passado em termos de cuidar dos mais vulneráveis, de proteger o emprego, evitar redução nos postos de trabalho, criar incentivos para que outros postos de trabalho sejam renovados e novos sejam criados. Temos no ano passado um conjunto de políticas. Foram mais de 27 medidas que tiveram impacto primário de uma magnitude de R$ 595 bilhões de reais que foram gastos, um valor de quase 8% do PIB. Essa aprendizagem de 2020, bem como a nova institucionalidade, o novo protocolo de calamidade trazido pela Emenda Constitucional 109, que será promulgada na segunda-feira, 22, vai nos permitir o enfrentamento dessa pandemia em condições mais previsíveis em comparação ao que aconteceu em 2020.”
“O Ministério da Economia estará atento. O ministro Paulo Guedes já comentou sobre a prioridade renovada ligada a manutenção do emprego. Estamos desenhando programas para a manutenção do emprego. Lembrando, sempre, que é importante cuidar do momento atual e do momento futuro. Temos que administrar a crise, o enfrentamento da calamidade hoje e para frente, temos que olhar também para o futuro. Costumamos ter sempre a seguinte visão: política social, enfrentamento da pandemia, proteção aos mais vulneráveis de um lado. O lado social casado com o lado fiscal sólido, o lado fiscal que permita essa política social seja mantida ao longo do tempo. Nós não podemos descuidar nem de um lado, nem do outro. E nesse sentido, um dos componentes mais importantes é a transparência nas medidas que são tomadas . Eu falei o número preciso que foi gasto no ano passado. Para este ano ainda não temos o valor que sera gosto, depende da evolução da crise. No momento, temos uma autorização, um mandato constitucional de um pagamento de R$ 44 bilhões para o auxílio emergencial. E havendo a necessidade de outras medidas, o governo estará atento.”
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR