Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

MUNDO

Turquia sai de tratado europeu para prevenir violência contra mulheres

País estava entre os pioneiros do tratado. Protestos foram realizados contra decisão

por Liliane Machado em 20/03/21 18:04

Milhares de pessoas protestaram neste sábado (20) na Turquia. O motivo foi a decisão do presidente Recep Tayyip Erdogan de abandonar a Convenção de Istambul. O tratado europeu tem o objetivo de prevenir a violência contra as mulheres.

“Anule a decisão, aplique o tratado!”, gritaram milhares de pessoas reunidas em Istambul, exigindo que Erdogan reverta a decisão de abandonar a convenção, promovida pelo Conselho da Europa e assinada por 45 países em 2011.

Mulheres protestaram em Istambul após decisão do governo turco. Foto: redes sociais

A Turquia é o primeiro país a abandonar a convenção, depois de ter sido o primeiro a ratificá-lo. O país estava entre o grupo de 14 Estados pioneiros, que assinaram o documento.

De acordo com críticos políticos, o país nunca implementou a convenção na prática. Já na opinião de críticos conservadores há a defesa de que o tratado impulsiona a homossexualidade por usar termos como gênero, orientação sexual e identidade de gênero.

A Turquia registou 284 assassinatos sexistas de mulheres em 2020, de acordo com estimativas de Bianet, uma ONG responsável por identificar casos há uma década na ausência de números oficiais.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR