General descarta golpe e critica governo por forma como a saída dos comandantes das Forças Armadas aconteceu
por Luciana Tortorello em 31/03/21 17:38
Carlos Alberto Santos Cruz, general e ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro (sem partido), critica a maneira como a cúpula dos comandantes das Forças Armadas foi demitida e diz que não há crise no exército.
“Foi uma surpresa o sair dos comandantes e a forma como foi feita, é uma forma que não tem consideração nenhum pela pessoa, pelo histórico das pessoas, pelas funções que exercem não tem essa consideração funcional, não tem consideração institucional, não tem consideração pela Marinha, Aeronáutica e Exército e nem pelo público. Porque não explica, o público tem direito de saber, explicar que que ele faz é importante para a tranquilidade do coração de todos”, diz em entrevista ao Almoço do MyNews.
O ex-ministro afirma que o silêncio dos comandantes dispensados é da cultura das Forças Armadas, que preza pela descrição. Santos Cruz diz que a falta de explicação por parte do governo permite especulações.
O general afirma que as Forças Armadas estão coesas e entendem que seu papel é como órgão de Estado, e não de governo. Sobre a possibilidade de haver um golpe de Bolsonaro, Santos Cruz descarta a possibilidade e afirma que não podemos tirar conclusões levando em conta discursos populistas e casos isolados das polícias militares e Exército.
“Eu vejo que nós não podemos considerar que existe uma expectativa de confronto entre Forças Armadas e polícia, está todo mundo do mesmo lado. Agora, não vamos tirar conclusões por alguns casos isolados e nem por maus políticos que às vezes procuram subverter essa ordem, com discursos populistas. Isso aí é mais show do que realidade” declara Santos Cruz.
O ex-ministro de Bolsonaro destaca sua experiência como comandante das tropas da ONU no Congo e no Haiti. Ele relata que foram anos que se viu em ambiente de conflito e muita violência, por conta principalmente do fanatismo. E faz um comparativo com a atual situação do país. “ A gente vê, no Brasil, pessoas estimulando muito desse fanatismo, grupos extremistas utilizando redes sociais para divulgar notícia falsa, para agressão pessoal. Tudo isso leva a um aumento da violência e da falta de respeito, que só pode desaguar em violência”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR