Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Aumento nos preços

Petrobras anuncia reajuste de 39% no gás natural

Novos valores estão ligados à cotação internacional do petróleo e à taxa de câmbio. Abegás critica alteração e diz entender “o desconforto dos consumidores”

por Vitor Hugo Gonçalves em 05/04/21 14:06

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (5) que, a partir de 1º de maio, irá aumentar o preço de venda do gás natural para as distribuidoras, responsáveis por comercializar o produto para os consumidores na ponta. Em relação ao último trimestre, o reajuste será de 39% em R$ por metro cúbico – aferido em US$/MMBtu, a alta será de 32%.

Em nota oficial, a estatal explicou que a “variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio. As atualizações dos preços dos contratos são trimestrais. Para os meses de maio, junho e julho, a referência são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março. Durante esse período, o petróleo teve alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real.”

Gasoduto Urucu-Coari-Manaus, gasoduto brasileiro que liga o Pólo Arara, localizado na região petrolífera de Urucu, à Refinaria Isaac Sabbá, em Manaus.
Gasoduto Urucu-Coari-Manaus, gasoduto brasileiro que liga o Pólo Arara, localizado na região petrolífera de Urucu, à Refinaria Isaac Sabbá, em Manaus. Foto; Divulgação (Petrobras).

O gás é considerado um insumo fundamental para indústrias e termoelétricas, além de servir como matéria-prima, por exemplo, para produção de fertilizantes – em residências e comércios, é utilizado para o aquecimento ambiental e de água; nos automóveis, pode substituir os combustíveis gasolina, álcool e diesel.

O repasse ao usuário final varia de acordo com a legislação de cada estado, que é estabelecido por reajuste automático ou por revisões tarifárias aprovadas pelas agências reguladoras locais. De qualquer modo, o gás canalizado deve ser fortemente impactado pela taxa inflacionária de maio. Somente em 2021, a Petrobras já reajustou a gasolina em 46,2%, o diesel em 41,6% e o gás liquefeito de petróleo (GLP, utilizado nos botijões comerciais) em 17%.

Críticas da Abegás

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) divulgou uma nota, também nesta segunda, afirmando que o reajuste de preços ao consumidor não ocasionará “qualquer ganho” para as companhias, uma vez que o repasse será tabelado de acordo com a nova porcentagem, sem que haja margens para lucros.

“Os aumentos no preço do gás natural não trazem benefícios para as distribuidoras, ao contrário, acabam tirando competitividade do gás natural em relação a outras fontes de energia como a gasolina, óleo combustível, GLP e eletricidade”, explica a entidade em um trecho do informe, que complementa dizendo compreender “o desconforto dos consumidores com aumentos significativos como o que vai ocorrer em maio”.

A associação esclarece que, em média, 17% do preço pago pelo consumidor retornam às distribuidoras, percentual correspondente aos investimentos instaurados em expansão de rede e remuneração pela prestação dos serviços. O peso maior é o da molécula do gás vendida pela Petrobras, que, acrescido pelo transporte, representa 59% do total pago pelo consumidor na conta de gás canalizado – os 24% restantes são tributos federais e estaduais.

O comunicado diz ainda que “os aumentos no preço do gás natural não trazem benefícios para as distribuidoras, ao contrário, acabam tirando competitividade do gás natural em relação a outras fontes de energia como a gasolina, óleo combustível, GLP e eletricidade”, e que “para combater esse tipo de situação defende uma maior concorrência na oferta de gás e maiores investimentos no segmento de transporte e em toda a infraestrutura do gás”.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR