A decisão ainda será julgada definitivamente pelo plenário da corte
por Liliane Machado em 13/04/21 16:46
A ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, suspendeu trechos de quatro decretos editado pelo presidente Jair Bolsonaro, que busca facilitar a compra de armas. A decisão foi individual, mas aguarda análise da corte.
Ao todo foram 13 trechos alterados pela ministra, entre eles está um que dispensa registro prévio para praticar tiro recreativo em entidades e clubes de tiro, outro permite a prática de tiro desportivo a partir dos 14 anos de idade incompletos, e há um que autoriza o porte simultâneo de até duas armas.
Um dos trechos suspensos pela ministra é o que previa que projéteis e máquinas para recarga de munições e carregadores deixariam de ser controlados pelo Comando do Exército, uma flexibilização que recebeu críticas até dos próprios militares.
De acordo com a ministra, as inovações propostas pelos decretos do presidente são incompatíveis com o sistema de controle e fiscalização de armas previstos pelo Estatuto do Desarmamento. Os decretos que começariam a valer nesta terça-feira (13), vão para análise do plenário da corte.
O julgamento deve começar na sexta-feira (16), e os ministros terão uma semana para colocar os votos no sistema eletrônico, sem necessidade de se reunirem para debater o tema.
A decisão da ministra ocorre em meio a crise enfrentada entre o governo Bolsonaro e o STF, com a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado para investigar a gestão da pandemia.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR