Aumento ocorre depois de dois meses de resultado negativo
por Fernanda Oening em 14/04/21 13:31
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (13) que, depois de dois meses de resultado negativo, as vendas do varejo no Brasil cresceram 0,6% em fevereiro ante janeiro.
O aumento é comum nessa época, já que janeiro costuma ser mais fraco no comércio porque grande parte da população tem de arcar com despesas extras, como IPTU e IPVA.
O volume de vendas cresceu em quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE: livros, jornais, revistas e papelaria (15,4%), móveis e eletrodomésticos (9,3%), tecidos, vestuário e calçados (7,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).
Apesar da leve alta, desde dezembro, o varejo tem resultado negativo de 6,3%. O baque veio justamente quando o governo deixou de pagar o auxílio emergencial, no fim do ano passado. Fator que se somou ao alto índice de desemprego e ao recrudescimento da pandemia, que também fizeram com que o Índice de Confiança do Comércio (Icom) caísse.
Em março, o índice, que é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve forte recuo e fechou o mês em 72 pontos — menor pontuação desde maio de 2020. Pesquisadores não descartam uma piora na confiança do setor.
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