Caro presidente Lula INDICAÇÃO AO STF

Caro presidente Lula


Caro presidente Lula,

Sei que você não gosta que deem palpites nas tuas escolhas como presidente da República, mas depois de entrevistar a promotora Lívia Sant´Anna, na segunda feira, no programa Segunda Chamada, do My News, me sinto no dever de te escrever sobre o que está em jogo na indicação para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal.

Fiquei muito impressionado com o conhecimento e a lucidez da dra. Lívia sobre os principais problemas nacionais. Mulher, jovem, baiana e negra, ativista dos Direitos Humanos, o seu nome vem sendo defendido para o STF por mais de uma centena de entidades da sociedade civil, e agora entendo os motivos. Ela merece pelo menos ser ouvida. Você irá se surpreender, como aconteceu comigo e com quem assistiu ao programa.

Não, não se trata de apenas de uma causa identitária como muitos criticam, mas de uma questão democrática, para promover a diversidade e diminuir a desigualdade que ainda grassa nos centros de decisão dos poderes do país, em que a população mais vulnerável das regiões mais carentes é miseravelmente sub-representada.

A nomeação de Lívia, a primeira mulher negra no STF, seria por si só um fato histórico no nosso Judiciário, mas representa muito mais do que isso: uma vitória de todos nós, do Brasil democrático, que comemoramos a tua vitória nas eleições de outubro, representado naquela inesquecível imagem na subida da rampa no dia da posse, contra o Brasil do atraso civilizatório, racista, homofóbico, xenofóbico e autoritário.

Não se trata de apenas mais um preenchimento de cadeira vaga na Suprema Corte, como tantos que você já fez em seus governos, mas uma oportunidade única de resgatar a autoestima e a confiança da nossa população, majoritariamente pobre, feminina e negra, para mostrar ao mundo que teremos aqui, finalmente, oportunidades iguais para todos.

Filha da Cidade Baixa de Salvador, Lívia se parece com você quando fala com alma de suas origens: não é por ter lido ou ouvido dizer, mas por ter sentido na pele o preconceito secular das elites brancas contra os pobres, nordestinos e pretos, ou seja, a maioria dos teus eleitores.

A promotora baiana jamais trairá estas origens, nem será chamada de negra de alma branca. Basta olhar nos seus olhos serenos e altivos quando ela discorre sobre as chagas da nossa sociedade e as formas de combate-las, em respeito à Constituição, uma das tarefas magnas de quem senta naquelas 11 cadeiras do STF. Se tiver um tempinho, vale a pena dar uma olhada nesta entrevista para conferir o que estou dizendo, caro presidente. Ou convida ela para um papo sem compromisso no Alvorada.

Lívia Sant´Anna Vaz, 43 anos, é uma legítima representante da geração que se formou nos governos do PT e conquistou seu espaço no Ministério Público por competência, sem pedir licença nem favor a ninguém, a afirmação dos que vieram de baixo. Tenho certeza que você irá se identificar com esta mulher. Boa sorte na escolha para o STF. Forte abraço, Ricardo Kotscho.

Confira entrevista com Lívia Sant’Anna Vaz no Segunda Chamada:

Relacionados