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Black Friday 2024 registra recorde histórico de reclamações no Reclame AQUI

Fenômeno mostra um comportamento vigilante dos consumidores em meio ao maior evento promocional do ano, realizado na última sexta-feira (29)

por Sofia Pilagallo em 02/12/24 16:44

Lojas na Avenida Paulista, em São Paulo, exibem ofertas da Black Friday | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil - 22.11.2023

A Black Friday 2024 bateu recorde histórico de reclamações registradas no Reclame AQUI: 14,1 mil. O pico de reclamações, atingido na tarde da última sexta-feira (29), mostra um comportamento vigilante dos consumidores em meio ao maior evento promocional do ano.

Dados do Reclame AQUI revelam que os consumidores fizeram pesquisas minuciosas sobre as empresas antes de finalizar as transações. Nos dias 28 e 29 de novembro, o portal registrou uma média de 1,3 milhão de usuários diários consultando reputações de empresas e avaliações de outros clientes. A companhia também identificou um aumentou de 22% nas buscas pela plataforma no Google nos últimos sete dias.

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Ferramentas como o Detector de Site Confiável foram amplamente utilizadas, com mais de 160 mil usuários únicos verificando a legitimidade de lojas online entre 25 e 28 de novembro. Desde o início da semana, 68,4 mil consumidores foram alertados sobre possíveis fraudes em 37 mil sites diferentes.

Os consumidores fizeram compras nos mais diversos segmentos, e o ranking das 10 empresas mais reclamadas reflete essa diversidade. Sephora, Magazine Luiza e Amazon lideram a lista, ao lado de marcas de nichos como a plataforma de apostas Cassinopix e a Natura, do setor de cosméticos.

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Os dados também expõem os desafios que persistem ano após ano. Entre as principais causas de reclamação estão: atraso na entrega (17,41%); propaganda enganosa (16,98%); produto não recebido (15,27%); estorno do valor pago (10,42%); e problemas na finalização da compra (4,19%).

“A maioria dessas empresas, apesar do alto volume de reclamações, mantém boas reputações, reconhecidas pelos consumidores. O desafio agora será a forma como cada uma lidará com essas insatisfações”, afirma o empresário Felipe Paniago, CMO e cofundador do Reclame AQUI.

Assista abaixo ao Segunda Chamada de sexta-feira (29):

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