Brasil

FAKE NEWS

Entenda por que Allan dos Santos pode ser alvo de nova investigação

Influenciador está foragido da justiça desde 2021, quando usou as redes socais para promover atos antidemocráticos

por Camilla Lucena* em 19/07/24 20:01

Advogado André Matheus explica decisão de PGR de pedir nova investigação sobre Allan dos Santos | Foto: Reprodução/MyNews

O influenciador Allan dos Santos, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, voltou ao assunto dos noticiários nesta semana. Na quarta-feira (17), a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que investigue o dono do antigo canal Terça Livre. Ele é acusado de divulgar mensagens forjadas que tratavam de um falso plano para prender o ex-presidente, atribuídas à jornalista Juliana Dal Piva.

A solicitação da PGR ocorreu após advogados de Juliana levarem à Corte uma publicação de Santos nas redes sociais em que ele divulga prints dessas mensagens forjadas. No post, fez parecer que a jornalista teria feito uma confissão sobre um falso plano do ministro Alexandre de Moraes para prender Bolsonaro, o que não aconteceu. O advogado André Matheus, que representa Juliana e participou do Segunda Chamada de quinta-feira (18), disse que a divulgação da conversa manipulada viralizou nas redes, gerando diversos ataques políticos e misóginos contra a jornalista.

Leia mais: Ramagem produziu uma das maiores provas contra Bolsonaro, diz jornalista

André Matheus acrescentou que a defesa adotará uma estratégia jurídica para desmentir a relação de Juliana com a conversa divulgada. Para ele, é Allan dos Santos quem terá que provar a veracidade do conteúdo das mensagens forjadas, em mais um problema jurídico entre tantos que ele acumula. Considerado foragido pela Justiça brasileira e refugiado nos EUA, Allan já teve suas contas bloqueadas nas plataformas digitais em 2021, por decisão de Moraes, sob a acusação de usá-las para promover atos antidemocráticos.

Leia mais: Direita aprendeu a usar as redes, enquanto esquerda continuou com discurso acadêmico, diz cientista política

Além da abertura desta nova investigação, a PGR pediu também a exclusão de contas do influenciador que ainda estão ativas nas redes sociais. Para André Matheus, “causa estranheza” saber que ele segue ativo na internet.

Veja a análise completa:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR