‘Lembrar para não se repetir’: Vasco se posiciona sobre golpe militar; demais clubes se calam Foto: Divulgação Vasco

‘Lembrar para não se repetir’: Vasco se posiciona sobre golpe militar; demais clubes se calam

Clube de São Januário é o único do meio do futebol a lembrar tristeza da ditadura

O dia 31 de março veio e passou. A data, infelizmente, é triste para o Brasil ao marcar o momento em que os militares deram um golpe e permaneceram no poder até 1985. Como consequência, os brasileiros ficaram sem direito a votar até 1989. Por outro lado, o futebol foi amplamente utilizado pela parte militar, especialmente na Copa do Mundo de 1970. Durante o chamado “milagre econômico”, a equipe de Pelé e companhia brilhou e conquistou o tricampeonato no México.

 Vasco se posiciona

Agora, em 2025, 61 anos após o golpe militar, somente o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, utilizou suas redes sociais para lembrar a data. Em uma postagem tímida, o clube escreveu: “Lembrar para não se repetir”.

NÃO PERCA: Arquivo Público: História de Rubens Paiva e da Ditadura

Além disso, um levantamento realizado pelo MyNews mostrou que o Cruz-Maltino foi o único clube da primeira divisão nacional a se manifestar sobre o tema. Como era de se esperar, isso deixou seus torcedores orgulhosos no Instagram.

Historicamente, o Vasco costumava publicar a música “O Bêbado e a Equilibrista”, de Aldir Blanc, em momentos como esse. No entanto, desta vez, o clube adotou uma abordagem diferente e utilizou apenas o Instagram, deixando de lado o X (antigo Twitter).

Postagens antigas do Vasco traziam música de Aldir Blanc -Foto: Divulgação

Por outro lado, Flamengo e Palmeiras, clubes amplamente explorados pela extrema-direita na era Bolsonaro, assim como o Corinthians, símbolo da Democracia Corintiana nos anos 1980, e o Atlético-MG, que tem Reinaldo como ídolo e forte opositor do regime militar, não se manifestaram. Além disso, Bragantino e Ceará, que jogaram pela primeira rodada do Brasileirão no fim da noite, também não fizeram menções à data.

VEJA: Futebol e Política juntos: Esquerda Vascaína: Movimento que defende a história e as lutas do Vasco

Na Argentina, a postura difere em relação ao golpe

Enquanto os clubes brasileiros evitaram o tema, na Argentina, a postura foi oposta. Lá, as equipes costumam se posicionar mais nessas ocasiões. No aniversário do último regime militar no país vizinho, celebrado em 24 de março, Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Independiente, Huracán, Platense, Newell’s Old Boys, Rosario Central e Lanús foram alguns dos clubes da primeira divisão que se manifestaram.

Atualização 01/04/2025

O Bahia se manifestou sobre o golpe militar, mas recordou no 01 abril. Uma vez que o debate existe sobre a data exata do golpe e retirada de João Goulart.

Bahia faz postagem em alusão ao golpe militar

 

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Relacionados