Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Brasil

'NÃO CONDIZ COM OS PROTOCOLOS DA PM'

Policial derruba homem de moto com chutes em Itapevi (SP); Secretaria repudia ação

Pouco antes da abordagem, na madrugada de 25 de dezembro, um grupo de motociclistas andava sem capacete e forçava a aceleração dos veículos para fazer barulho

por Agência Brasil em 03/01/25 10:10

Policial é flagrado derrubando homem de moto com chutes, em Itapevi, região metropolitana de São Paulo | Fotos: Reprodução Twitter/Itapevi News Oeste - 25.12.2024

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra abordagem policial com uso de força, na qual um policial derruba um motociclista com chutes, enquanto outros dois policiais se aproximam dele pela frente. Questionada, a Secretaria de Segurança Pública condenou a abordagem e disse não ter confirmação da identidade dos policiais envolvidos.

A abordagem, publicada em primeira mão no perfil Itapevi News Oeste, ocorreu no bairro Cohab, em Itapevi, região metropolitana de São Paulo, na esquina da Avenida Pedro Paulino com a Rua Antonio Quintino de Oliveira, a cerca de 2 quilômetros de batalhão da Polícia Militar. A reportagem não conseguiu confirmação de que os policiais eram da unidade.

Leia mais: Sérgio Ramalho: ‘Política de segurança do governo de SP empodera o policial truculento’

Segundo a produção do perfil Itapevi News Oeste, pouco antes da abordagem, ocorrida na madrugada do dia 25, um grupo de motociclistas andava sem capacete e forçava a aceleração das motos para fazer barulho. No vídeo, dois condutores, em duas motos diferentes, gesticulam e aparentemente falam com os policiais.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que “a abordagem não condiz com os protocolos da Polícia Militar do Estado e as imagens compartilhadas pela reportagem estão sob análise para que os agentes sejam devidamente identificados para aplicação das medidas cabíveis”. “A instituição reforça seu compromisso com a segurança da população e não compactua com desvios de conduta. A Corregedoria da PM também está à disposição para receber e investigar todas as denúncias”, acrescentou.

O caso é mais um flagrante de uma série de abordagens questionáveis de policiais no estado de São Paulo, que vêm sendo denunciadas por ONGs e pela Ouvidoria das Polícias paulistas, especialmente nos últimos dois anos. As abordagens violentas levaram a uma mudança de postura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanios), que recentemente passou a se declarar a favor do uso de câmeras corporais por policiais em serviço.

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Entenda os casos de brutalidade policial em SP que chocaram e o que isso mostra ao país:

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR