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jornalismo independente

Bruno Cavalcanti

PONTO A PONTO

Luiz Fernando Guimarães vive idosa nonagenária em comédia dramática

Ator volta aos palcos após estrelar solo “O Impecável”, há seis anos.

por bruno cavalcanti em 25/04/22 20:30

Luiz Fernando Guimarães em cena. Foto: Guga Melgar

O ator Luiz Fernando Guimarães se prepara para voltar aos palcos neste 2022 com a estreia de Ponto a Ponto, versão brasileira para o clássico norte americano 4000 Miles, de Amy Herzog, que ganha sua primeira montagem brasileira 11 anos após sua estreia nos palcos da Broadway.

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Na obra, finalista do Prêmio Pulitzer de literatura, um jovem de 21 anos perde um amigo durante uma viagem de bicicleta, e vai buscar acolhimento no apartamento de sua avó que, aos 91 anos, se mantém uma mulher progressista e com ideias da revolução comunista de décadas atrás. O choque geracional se dá pelo fato de seu neto, um militante também de esquerda, ter ideias que considera mais alinhadas com os tempos contemporâneos.

A montagem chega ao Brasil sob a direção de Gustavo Barchilon e produção da Barho Produções, ambos responsáveis pela bem sucedida montagem de Barnnum – O Rei do Show, em cartaz no Rio de Janeiro e estrelada por Murilo Rosa e Sabrina Korgut. Barchilon também dirigirá a vindoura encenação de Funny Girl, o clássico musical da Broadway que rendeu a fama a Barbra Streisand e chega ao Brasil pela primeira vez em 2023.

Ponto a Ponto chega ao palco do Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, a partir de junho e, no segundo semestre, deve chegar ao Teatro B32, em São Paulo. Bruno Gissoni e Renata Ricci dividem a cena com Guimarães na montagem dedicada à Beatriz Segall (1926-2018), que estrelaria a produção, não tivesse saído de cena há quatro anos.

Amores Abalados

Um dos principais músicos do mercado brasileiro, o multi instrumentista Milton Guedes lançou, na última semana, seu quinto álbum solo, o EP Balada de Amores Abalados, que marca seu retorno ao mercado fonográfico após 14 anos, quando lançou “Certas Coisas”, álbum instrumental em que interpretava hits de artistas como Norah Jones (Don’t Know Why), Sade (Smooth Operator), Billy Joel (Just the Way you Are) e Lulu Santos (a faixa-título), entre outros.

Em Balada de Amores Abalados, Guedes volta a se aventurar como intérprete após duas tentativas na década de 1990 com dois álbuns que não deram o fôlego comercial que o artista esperava – mas pavimentaram sua carreira como músico ao gravar com artistas como Lulu Santos (com quem seguiu em sucessivas turnês ao longo de mais de uma década), Rita Lee, Milton Nascimento, entre outros medalhões da música popular.

Com canções como Bem no Último Instante, Diz, Você vai lembrar de Mim, É Mar, Teu Jogo e Naquele Lugar que a Gente Combinou, o EP Balada de Amores Abalados antecipa o show que deve estrear ainda neste primeiro semestre de 2022 e cair na estrada ao longo do ano. Quinto álbum de sua discografia solo, o EP é o sexto da trajetória do músico se contabilizado o primeiro e único álbum lançado por sua banda, Pôr do Sol, em 1984.

Falando em Disco…

O humorista Oscar Filho estreia no mercado fonográfico com o lançamento de Putz Grill…, álbum em que registra o show de stand-up homônimo com o qual roda o Brasil há exatos 11 anos. O projeto é um formato ainda pouco difundido no Brasil, mas famoso nos Estados Unidos.

O lançamento acontece via Cancel Records, selo norte americano sediado em Miami, que põe o álbum no mercado brasileiro a partir do dia 10 de junho. Em paralelo, Filho reestreia seu espetáculo Alto – Biografia Não Autorizada no dia 07 de maio no palco do Teatro MorumbiShopping com sessões sempre aos sábados às 23h. Os ingressos custam de R$ 30,00 (meia) a R$ 60,00 (inteira).

Um protagonista da utopia

O vencedor do Prêmio Bibi Ferreira Beto Sargentelli protagoniza Nautopia, a excelente epopéia náutica de Daniel Salve em cartaz no palco do Teatro B32, em São Paulo. Além de dar vida ao navegador Tomáz, Sargentelli também assina a co-produção da montagem que protagoniza ao lado de nomes como Jonathas Joba e Eline Porto, entre outros.

Foto: Caio Gallucc

Por desatenção, o nome do ator não foi citado na crítica publicada no último sábado, 23, entretanto Sargentelli é a força motora que faz de Nautopia o musical mais sedutor da temporada. O ator constrói uma personagem calcada em fragilidades que contrastam com sua voz tamanha.

Em cena, Sargentelli está em seu melhor momento cênico, ainda que tenha ganhado louros por Os Últimos Cinco Anos, musical de fan base intenso que sofreu com a encenação pouco inspirada de João Fonseca.

Eu não sei dançar…

Em cartaz no palco do Teatro Aliança Francesa, o espetáculo Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen (1828-1906) sob a direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, é uma potência cênica que foi capaz de segurar a atenção de um grupo de jovens e adolescentes na noite de sexta-feira, que, atentos, se envolveram na clássica história sobre moral e corrupção sem dar um pio.

Clara Carvalho em cena. Foto: Ronaldo Gutierrez

Com um ótimo elenco encabeçado por Rogério Britto, a montagem conta com alguns grandes momentos musicais, sendo que o melhor é quando a atriz Clara Carvalho interpreta o clássico Não sei Dançar, a balada triste de Alvin L. que Marina Lima tomou para si no álbum de ruptura de 1991.

Carvalho, que não é cantora, coloca sua voz a serviço da canção numa das interpretações mais delicadas que a balada já recebeu. A artista, inclusive, é um dos destaques do elenco. Suas cenas ao lado de Rogério Britto e Sérgio Mastropasqua elevam o nível (já alto) da montagem, que fica em cartaz até o dia 01 de maio, domingo.

Falando em destaque

E por falar em destaque, vale também celebrar a parceria de Noemi Marinho e Norival Rizzo, que, após três anos, se reencontram em cena em Diabinho e Outras Peças Curtas de Caryl Churchill, do Instituto Brasileiro de Teatro, em cartaz no Auditório do MASP, em São Paulo.

Rizzo e Marinho dividem a cena em Diabinho, peça curta dentro de uma seleção de quatro textos, em que vivem dois primos que recebem em sua casa a filha de um terceiro primo que cometeu suicídio. O jogo da dupla faz a montagem crescer. Ponto para o diretor, Guto Portugal, que escalou os atores para fechar a montagem ao lado de Mayara Constantino e Johnnas Oliva.

A montagem segue em cartaz até o dia 05 de junho, e os ingressos podem ser retirados mediante a troca de 1kg de alimento não perecível.

Jogo Rápido

– Eduardo Martini se prepara para reestrear O Filho da Mãe, clássico espetáculo de Regiana Antonini que lhe rendeu uma indicação ao prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Teatro de Paraty. A montagem chega ao palco do Teatro União Cultural em maio. O ator dividirá a cena com Guilherme Chelucci.

– Com estreia agendada para o dia 22 de abril, a montagem de Papa Highirte, do Grupo Tapa, precisou ser adiada por problemas de saúde do ator ZéCarlos Machado. Anunciada desde antes da pandemia do Coronavírus, a produção já passou por sucessivos adiamentos, e, por hora, ainda não tem data de estreia. A obra, escrita por Vianinha, narra a história de ascensão e queda de um ditador latino americano. A temporada acontece no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo.

– A atriz e escritora Nicole Cordery prepara uma segunda festa de lançamento para seu livro de estreia, Cadernos de Viagem Herdados, no dia 01 de maio. A atriz encabeça o evento que consiste numa encenação dirigida por Malú Bazán com trechos do livro interpretados por nomes como Joana Dória, Sandra Corveloni e Manuella Affonso, e uma pista de dança pilotada por Angela Ribeiro. O evento acontece no Teatro Garagem, em São Paulo.

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