Lula pede que Lulinha esclareça suspeitas sobre fraudes no INSS Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha. Foto: Reprodução; investigação

Lula pede que Lulinha esclareça suspeitas sobre fraudes no INSS

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, presidente teria ligado ao filho e cobrado explicações sobre eventual relação com investigados no caso

00:00
  • Lula telefonou na semana passada para o filho Fábio “Lulinha” pedindo esclarecimentos sobre suposto envolvimento em fraudes ao INSS.
  • A denúncia, divulgada pela Folha de S.Paulo, refere-se a movimentações de cerca de R$ 19 mi em quatro anos, parte delas de herança e transferências do presidente.
  • A defesa de Lulinha, coordenada por Marco Aurélio Carvalho do grupo Prerrogativas, criticou a quebra de sigilo bancário autorizada pelo ministro André Mendonça (STF).
  • Lula busca evitar desgaste político ao governo enquanto as investigações prosseguem.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria ligado na semana passada para seu filho, Fábio Luiz Lula da Silva, conhecido como Lulinha, pedindo que ele apresente esclarecimentos sobre qualquer possível envolvimento com pessoas investigadas em fraudes relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, na coluna Painel.

De acordo com relatos de bastidores, Lula quer evitar que o caso gere desgaste político para o governo. A investigação envolve movimentações financeiras que somariam cerca de R$ 19 milhões em quatro anos. Parte dos recursos, segundo interlocutores citados no noticiário, teria origem em herança e transferências do próprio presidente, mas ainda faltaria estabelecer uma eventual conexão direta com personagens investigados no esquema.

A defesa de Lulinha é articulada por advogados ligados ao grupo Prerrogativas, coordenado por Marco Aurélio Carvalho. Logo após a divulgação do caso, os advogados divulgaram nota criticando a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a quebra de sigilo bancário relacionada às apurações. A defesa afirma que os dados estão sendo disponibilizados às autoridades e sustenta que há exploração política do episódio.

Nos bastidores da investigação, parlamentares da CPMI do INSS afirmam que as informações divulgadas até agora não comprovariam diretamente irregularidades por parte do filho do presidente. Um dos pontos que ainda está sendo apurado é a possível relação de Lulinha com um personagem conhecido como “careca do INSS”, que teria pago despesas ou viagens. Caso confirmado, esse vínculo poderia trazer mais complicações políticas para o caso.

Compartilhar:

Relacionados