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Coluna do Aquiles

'CLARONE NO CHORO 2 - NOVAS MÍDIAS'

O clarone é o protagonista

Álbum dirigido pelo compositor Sérgio Albach, que reúne a obra de diversos artistas, inclusive do próprio, é um trabalho pioneiro na música instrumental

por Aquiles Reis em 22/11/24 12:42

Sérgio Albach lança álbum 'Clarone no choro 2 – Novas mídias' | Fotos: Reprodução Facebook @sergio.albach / Divulgação

Eu que curto a profundidade encorpada do som de um clarone, que agasalha corpos e almas, deparei-me na internet com um álbum que me tocou. Lançado em 2024, Clarone no choro 2 – Novas mídias (clique neste link para ouvir), de produção independente, é um trabalho pioneiro na música instrumental. O número um é de 2018. Sabe-se de um concerto solo para clarone, do tcheco Josef Horák (1931-2005), em 1955. Contatei o claronista, maestro, diretor musical e compositor Sérgio Albach e pedi que me enviasse o material do seu disco. Assim, hoje falaremos de um álbum histórico. Ei-lo.

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No samba-choro Bailando ao luar (Edu Neves) o pandeiro arrepia. Logo o clarone brilha com ele. E o couro come. O sete vem com o ritmo. O clarone dá show. Surge o bandolim que com ele toca em duo. Segue-se um instigante improviso do clarone.

Cigana do Guatambu (Pedro Paes): o pandeiro marca o maxixe. O clarone soa. Os dois seguem arritmo. Vem o ritmo e o clarone oferece o seu grave. O sete cordas dedilha o tema. O bandolim o ampara. O clarone retoma o proscênio.

Sempre juntos (Gilson Peranzzetta): no choro lento, o sete se ajunta ao clarone para darem vida ao tema criado pelo talento de Peranzzetta. Logo o violão improvisa e o clarone sola bonito.

Valsa viva (Alessandro Penezzi): Penezzi criou um tema que deu ao clarone e ao violão a oportunidade de fazerem valer suas aptidões. Os dois, mais o bandolim, se dão à valsa com paixão.

Na polca Porfiosa (Lucas Melo), os caras sentem o que tocam, conhecem suas nuances e suas origens. Nada é de graça, a tudo dão o valor que merece o trabalho musicalmente necessário.

Desviando (Léa Freire): o violão inicia o choro. O clarone vem pungente. O sete o acompanha. O tema da Léa é belo! O clarone o trata como a um filho e, com o violão, leva ao final.

GS (Sérgio Albach): a intro vem com o clarone e o pandeiro. O tema do Albach é uma aula que faz do clarone o protagonista de um choro soberbo – tudo flui com eles.

No xote Chora, clarone! (Cláudio Menandro), a melodia é bonita como quê. O clarone chora suas notas, acompanhado por bandolim e violão que se ajuntam a elas.

Frevo furado (Sérgio Albach): o quinteto vem com tudo e o frevo ferve. O clarone se esbalda. Uma sequência de fraseados impulsiona a atmosfera do tema. Os violões e o bandolim não deixam barato, rolam no passo.

Vila Real (Daniel Migliavacca): clarone e bandolim iniciam a valsa. Logo Sérgio Albach reconduz seu clarone à ribalta e conduz ao céu o som profundo que renasceu para somar encantos. Bandolim e clarone dividem frases uníssonas e sinceras. A delicadeza impera. Meu Deus!

Ficha técnica: Sérgio Albach: clarone; Daniel Migliavacca: bandolim e cavaquinho; Gustavo Moro: violão; Lucas Melo: violão de sete; Ricardo Salmazo: pandeiro. Direção musical e arranjos: Daniel Migliavacca; direção e captação de imagens: Alan Raffo.

Aquiles Rique Reis

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