Economia

CRISE HÍDRICA

Aneel reajusta bandeira tarifária em 52%

Bandeira Vermelha 2 é a mais cara do sistema e está em vigor

por Hermínio Bernardo em 29/06/21 20:22

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou um reajuste de 52% na bandeira vermelha patamar 2. O nível é o mais caro do sistema de bandeiras.

A cobrança adicional a cada 100 quilowatts/hora consumidos passou de R$ 6,24 para R$ 9,49. O reajuste entra em vigor no mês de julho.

Manter um planejamento financeiro pessoal é fundamental para manter as contas em dia.
Manter um planejamento financeiro pessoal é fundamental para manter as contas em dia. Foto: Reprodução (Flickr).

O governo admite que o Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste são responsáveis por 70% da geração de energia do país, mas estão com menos de 30% da capacidade.

Com a crise hídrica e queda do nível dos reservatórios de hidrelétricas, a produção de energia é compensada pelas usinas termelétricas. O custo de geração fica mais alto e esse preço é repassado ao consumidor. A maior parte do país está no período de seca e as chuvas só devem voltar com intensidade em novembro. Portanto, a bandeira tarifária deve ser a mais cara até o fim do ano.

Nesta segunda-feira (28), o ministro Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na cadeia de rádio e televisão. Ele pediu uso “consciente e responsável” de água e energia por parte da população.

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adilson de Oliveira, afirma que o governo federal poderia ter tomado medidas para evitar que o país chegasse a atual situação.

“Nós estamos atualmente com a usina de Angra 2 parada e ela poderia ter sido parada em janeiro. Da mesma forma, a Petrobrás está programando reduzir os suprimentos de gás das térmicas brasileiras em agosto ou setembro e isso poderia ter sido postergado. As térmicas à carvão do Sul estão planejando parar em novembro em um momento crucial. Todo um conjunto de medidas de má gestão do sistema térmico, ou seja, nós poderíamos estar com os níveis dos reservatórios mais favoráveis e não precisaríamos tomar medidas mais drásticas como esse aumento brutal das tarifas para o consumidor”, afirmou.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR