Economia

Nada de festa

Carnaval suspenso em fevereiro de 2021 causa prejuízos

Pandemia do novo coronavírus suspende a maior festa do mundo e gera perdas na indústria carnavalesca

por Fernanda Oening em 12/02/21 21:56

Estamos em fevereiro, mês de carnaval em todo o país. Mas com a pandemia do novo coronavírus e a falta de vacina para todos, a festa foi suspensa. Só no Rio de Janeiro estima-se uma perda de R$ 5,5 bilhões com o cancelamento do evento. O valor representa 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) da capital fluminense, conforme estudo dos pesquisadores Claudio Considera e Juliana Trece, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV).

Carnaval suspenso no Rio de Janeiro
Carnaval suspenso no Rio de Janeiro: Sambódromo da Marquês de Sapucaí vazio. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em Salvador, que leva multidões atrás dos trios elétricos, a estimativa da prefeitura é que a festa tenha, no ano passado, movimentado R$ 1,8 bilhão, em gastos como hospedagem, alimentação e serviços, gerando cerca de 215 mil empregos temporários. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comério de Bens, Serviços e Turismo, 8 bilhões de reais vão deixar de circula na nossa e também 25 mil empregos temporários não serão criados.

Algumas cidades ainda estão mantendo o adiamento da festa para julho de 2021, caso a vacinação ocorra. O presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriuolo, é categórico em dizer que se não houver vacinação em massa, não há possiblidades de levar as escolas para a avenida. “Não depende da gente, depende da vigilância sanitária. Estamos esperando um parecer e o nosso prazo é até o final de fevereiro para definir se o carnaval será em julho ou em fevereiro de 2022”.

Carnaval suspenso impacta escolas de samba

Sidnei também deixa claro como a pandemia impactou negativamente as 34 escolas, entre grupo Especial e Acesso, que fazem parte da Liga SP. “Quando se fala em carnaval, falamos em milhares de empregos e também da economia local. Não é só folia, é uma coisa muito mais profunda”. E cita o fato das muitas famílias que trabalham na indústria carnavalesca e estão sem renda. Muitas escolas se mobilizaram para arrecadar cestas básicas e ajudar a garantir, pelo menos, que os profissionais pudessem ter comida na mesa.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR