Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Economia

NOVO DECRETO

Ceará anuncia retomada da economia com lockdown aos fins de semana e toque de recolher

Anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) em transmissão ao vivo no Facebook

por Liliane Machado em 10/04/21 18:25

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou neste sábado (10), por meio de uma live transmitida no Facebook, um novo decreto de isolamento social no Ceará. O documento, que começa a vigorar a partir de segunda-feira (12), traz uma série de orientações para a retomada da economia: como a adoção do lockdown apenas aos fins de semana e o toque de recolher diário.

De acordo com o governo, os indicadores da pandemia analisados pelo comitê do estado apresentam tendência de redução no número de casos de covid-19. Com isso, as ações no sistema de saúde possibilitam a reabertura de forma gradual de setores que estavam fechados de segunda a sexta-feira.

Ceará anuncia retomada da economia com lockdown aos fins de semana e toque de recolher. Foto: Redes sociais/Camilo Santana

O novo decreto apresenta as seguintes determinações:

  • Serviços não essenciais retornam às atividades de forma gradual a partir de segunda-feira (12);
  • Isolamento social rígido (lockdown) continua aos fins de semana;
  • Toque de recolher deve ser feito das 20h às 5h diariamente;
  • Algumas atividades funcionarão em horários alternados. O comércio de rua funcionará entre 10h e 16h; shoppings e restaurantes abrirão de 12h às 18h. A ideia é reduzir a lotação no transporte público;
  • Estabelecimentos poderão funcionar com capacidade máxima de 25% do público;
  • Igrejas e templos religiosos poderão receber até 10% da capacidade máxima;
  • Escolas da educação infantil poderão ampliar o funcionamento presencial para crianças de 4 e 5 anos;
  • Escolas estão autorizadas a funcionar com limitação de 35% da capacidade. A decisão é aplicada para a educação infantil (4 e 5 anos) e para 1º e 2º anos do ensino fundamental;
  • Espaços públicos e condomínios particulares seguirão restritos.

O governador cearense reforçou alertas e cuidados durante a transmissão na rede social. “Reforço que a situação ainda é de alerta, com muita gente precisando de atendimento médico. Não podemos relaxar. Essa abertura gradual só poderá prosseguir com todos os cuidados sendo tomados. Vamos evitar aglomeração e sempre usar máscara.”, salientou.

Na live, o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, apresentou os números de covid-19 no estado através de gráficos.

De acordo com o anúncio, as informações sobre outros serviços serão divulgadas no decreto que deve ser publicado ainda neste sábado, no Diário Oficial do Estado.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR