Segunda onda impactou menos a economia do que o esperado; gargalo continua sendo velocidade da vacinação
por Juliana Braga em 17/05/21 11:53
Os dados do IBC-Br divulgados na semana passada pelo Banco Central mostram um maior otimismo do mercado com o crescimento da economia no Brasil para 2021. Segundo analistas, o impacto da segunda onda não foi tão grande quanto o esperado e isso fez com que as revisões para o crescimento do PIB fossem revistas para cima. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a previsão das corretoras passou de 3,2% em abril para 3,8% em maio, em média.
Para o gestor da Infinity Asset, Victor Hasegawa, esse dado foi importante para mudar o humor dos economistas que estavam céticos com a recuperação. “Pode dar um alívio para as projeções melhorarem e a gente ter realmente uma expectativa de crescimento um pouco melhor”, avalia.
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), usado como sinalizador do PIB, teve um recuo de 1,59% em março em relação a fevereiro, mas fechou o trimestre com crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período em 2020.
Para Victor, a população ainda está muito assustada com a pandemia, o que gera um impacto, mas que tem sido menor do que o esperado. “Estão assustados por causa da pandemia, pela dúvida de continuar empregados ou não no mês que vem, então isso gera uma retração de demanda. Isso impacta um pouco a economia, mas a gente vê que ainda, assim, a economia está indo um pouquinho melhor”, disse o gestor no Morning Call, do Café do MyNews.
Segundo Victor, o gargalo continua sendo a vacinação, em ritmo ainda lento. Na avaliação dele, no entanto, à medida que a vacinação avançar, os números podem melhorar ainda mais.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR