Economia

Mercado de Capitais

Mercado Pink tira banco da operação e deixa crédito mais barato

Nova regulamentação da CVM que entra em vigor em janeiro facilitará a vida de pequenas e médias empresas para acessar o mercado de capitais

por por Mara Luquet em 16/07/22 22:46

Você já ouviu falar em mercado pink? Atenção porque este é um mercado que deve crescer no Brasil. Isso porque, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o xerife do mercado de capitais brasileiro, anunciou uma nova regulamentação para as ofertas públicas. São operações que permitem empresas emitirem títulos para captar recursos no mercado. “A CVM está fazendo uma revolução. É um outro mundo para o crédito para pequenas e médias empresas”, diz Mara Limonge,  há 30 anos atuando no mercado de capitais.

O papel da CVM muda e dessa forma as operações ganham agilidade. Mas isso não significa que estará menos atenta. “Antes ela primeiro dava um carimbo e dizia, ok vai lá e acessa o mercado”, diz Limonge. “Agora ela diz: vai lá acessa o mercado e não faça nada errado porque eu estou olhando”.

Segundo Limonge, este movimento da CVM é uma guinada para um mercado liberal de verdade. Nos Estados Unidos o foco do regulador, no caso a Security Exchange Commission (SEC), é na veracidade das informações.  A empresa se compromete a dizer a verdade para o investidor, caso contrário, os responsáveis pela operação serão presos. “Ele sabe que é um mercado de maior risco, mas tem a garantia de que as informações são verdadeiras”.

O mercado Pink é mais especulativo.  São empresas menores, menos conhecidas que estão emitindo títulos para investimentos. O grande atrativo que é a operação embute uma taxa de retorno maior para o investidor justamente porque se tratam de empresas menores e de maior risco.  E ao mesmo tempo deixa o crédito mais barato para a empresa do que ele teria que pagar nos empréstimos oferecidos pelos bancos. Essas empresas estavam fora do mercado porque os bancos não se interessam em operações de mercado de capitais para empresas menores, com a nova regra da CVM não há mais exigência da participação de um banco para intermediar a operação, apenas que seja feita por uma empresa especializada em mercado de capitais.

O vídeo com a entrevista completa de Mara Limonge para o MyNews Investe você logo abaixo.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR