Moedas digitais e bitcoin ganham espaço TECNOLOGIA

Moedas digitais e bitcoin ganham espaço


O governo de El Salvador anunciou que que irá adotar o bitcoin como moeda legal. Segundo o presidente Nayib Nukele, a adoção do bitcoin como uma moeda legal no país tem o potencial de ajudar os salvadorenhos que vivem no exterior a enviar remessas de volta para casa. 

O uso será opcional para pessoas físicas e a criptomoeda poderá ser convertida em dólares. A utilização de bitcoins é controversa, especialistas alertam que as criptomoedas podem facilitar a lavagem de dinheiro e outros crimes.

Enquanto isso, diversos países do mundo – incluindo o Brasil – tem desenvolvido moedas digitais. 

Imagem representativa do Bitcoin, a mais conhecida das criptomoedas
Imagem representativa do Bitcoin, a mais conhecida das criptomoedas.
(Foto: Pixabay)

O Banco Central anunciou recentemente as diretrizes gerais da criação de uma moeda digital brasileira. Ela poderá ser usada em operações do varejo e também em pagamentos ligados a outros países. Vários países estão avançando neste tema e realizando testes como explica Alexandre Bueno, Head da CAPCO Digital Lab São Paulo.

“Eles estão indo em regiões com baixa conexão internet, micro e pequenos negócios que são mais difíceis de converter para o pagamento em cartão. Esses pequenos negócios têm margens baixas e eles não querem pagar intermediários. O que eles estão testando na China é um pagamento que pode vir de forma off-line. Imagina você no metrô, por exemplo, sem nenhum tipo de sinal de internet, e você pode pagar o metrô com o real digital. Isso vai ser possível”, afirmou.

Compartilhar:

Relacionados