Contratações de seguros de vida cresceram 26,2% em 2020 e seguiram tendência de alta nos primeiros meses de 2021
por Juliana Causin em 27/04/21 12:06
Em meio a retração da economia do país em 2020 com a pandemia, o setor de seguros cresceu, assim como a busca por esses serviços pelos brasileiros. Dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) mostram que as contratações individuais do seguro de vida aumentaram 26,2% em relação ao ano anterior.
A soma do valor dos contratos subiu de R$6 bilhões, em 2019, para R$7,6 bilhões em 2020. “O setor de serviços já cresce acima do PIB há alguns anos. O crescimento do setor tem sempre superado o do PIB nos últimos dez anos”, afirma Fabio Torres, advogado, sócio-fundador da F. Torres Advogados.
Em entrevista ao Dinheiro Na Conta, o advogado explica que a pandemia impulsionou esse movimento, com uma mudança no comportamento dos brasileiros. “As pessoas viram o quanto é importante elas estarem planejadas para o futuro”, diz Torres.
“Ninguém gosta de imaginar o que vai acontecer quando não estiver mais aqui, mas esse momento de pandemia acaba levando necessariamente todos nós a pensar como vamos lidar, ou como nossos familiares vão lidar, com a nossa ausência”, analisa o advogado.
Mesmo com o agravamento da pandemia em 2021, e perda de renda para parte das famílias, o setor continua crescendo neste início de ano. Ainda segundo a FenaPrevi, as contratações individuais do seguro de vida subiram 24,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em relação ao seguro de vida em grupo, o valor total de contratos com empresas e sindicatos teve alta de 3,6% em 2020. Nesse caso, o resultado do segmento costuma ser mais atrelado ao desempenho econômico do país do que ao comportamento individual.
Professor dos MBAs da FGV e da PUC-RJ, Fabio Torres explica que as mudanças na dinâmica econômica, com pandemia, também têm influenciado o aumento de demanda por produtos mais específicos.
“Os seguros empresariais não têm tido uma movimentação tão grande. Em compensação, outras gamas têm crescido. Com o boom de delivery, por exemplo, você tem as responsabilidades civis do empregador com o entregadores”, diz.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR