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O meio ambiente é uma ameaça ou uma oportunidade para o empresário brasileiro?

Empresas com fortes atributos de sustentabilidade têm performance superior ao longo do tempo. Estes quesitos não são mais um plus e sim exigência de mercado.

por Mara Freire Rodrigues de Souza em 05/07/22 07:59

Porque o meio ambiente pode ser uma oportunidade de negócio?

A preocupação com o ambiente, ganha, a cada dia, mais adeptos. Grandes corporações financeiras, exigem de seus clientes responsabilidades socioambientais, via critérios mínimos para concessão de crédito, entre eles, que o tomador demonstre a adequabilidade socioambiental do empreendimento.

Hoje o conceito ESG (sigla para Environmental, Social and Governance, ou, traduzindo, Ambiental, Social e Governança), que consiste em cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança tornou-se quase uma obrigação para as empresas. Assim, aquela que tiver um adequado sistema ESG, além de facilidades com financiamentos, se beneficia de incentivos, como linhas especiais de crédito, juros mais baixos e prazos mais longos para pagamentos; reduz desperdícios e melhora sua eficiência; a reciclagem pode implicar em receita adicional. A adequabilidade ambiental, ainda implicará em menor custo de transação, sem multas e gastos na recuperação dos danos.

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Inúmeros estudos indicam que empresas com fortes atributos de sustentabilidade levam a uma performance superior ao longo do tempo. Além da imagem da empresa melhorar, com o marketing ecológico, pesquisas demonstram que o consumidor opta por produtos que não agridem o ambiente, e, que os mais exigentes se dispõem a pagar mais por produtos de empresas com responsabilidade social e ambiental. Estes quesitos não são mais um plus e sim exigência de mercado.

Aos incautos e céticos que veem nisto uma oportunidade de vantagem competitiva e que pensam em praticar o greenwashing (ou uma maquiagem verde) sem de fato incorporar estes conceitos na governança de sua empresa aqui fica o alerta. Na era do cancelamento, a empresa deve ficar atenta, pois um deslise nesta área pode custar muito caro. Impensável neste mundo digital imaginar que ficará ileso quem o praticar.

Por isso, para o empresário que não percebe a importância do meio ambiente para seu negócio, sem dúvida ele é uma séria ameaça. Administrar é conviver com o risco ambiental. Não conformidades na produção podem causar poluição e a necessidade de reparar o dano ambiental, pois no Brasil adota‐se a teoria da responsabilidade objetiva em matéria ambiental, ou seja, o empreendedor é obrigado a reparar o dano a que deu causa, sendo necessário apenas demonstrar-se a relação de causalidade entre a atividade e o dano, independente de comprovação de dolo ou culpa. Ao poluir, a empresa pode ser autuada administrativamente e ter que pagar multas milionárias, triplicadas se considerado que o valor fixado não surte efeito em razão da sua capacidade econômica. Na reincidência, o valor dobrará, ou triplicará, podendo ainda serem responsabilizados criminalmente a empresa, sócios, diretores e executivos, como co‐autores do crime ambiental.

Portanto, resta ao empresário repensar sua estratégia: transformar a questão ambiental de problema, em solução, de ameaça em oportunidade, ou assumir as conseqüências prejudiciais ao seu negócio.

*Mara Freire Rodrigues de Souza é advogada e engenheira florestal. É sócia do escritório Araujo e Freire Sociedade de Advogados, mestre em Manejo Florestal e doutora em Politica e Economia Florestal.

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