Existem alternativas ao sistema público de previdência, confira no Guia do Cooperativismo Financeiro do Sicoob
por Redação em 11/05/21 18:30
Quanto antes você se preparar para o dia em que não vai trabalhar mais, melhor. E quando essa data chegar, você poderá desfrutar de uma aposentadoria privada para garantir renda e estabilidade financeira para o seu padrão de vida.
Uma sopa de letras é usada para definir diferentes tipos de aposentadoria, confira as diferenças entre os diferentes planos: no PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), você tem um benefício fiscal e pode deduzir 100% das suas contribuições, limitado a 12% da sua renda bruta anual, para quem faz a declaração de imposto de renda completa. Mas, lá na frente, na hora de receber, você vai pagar imposto de renda sobre toda a reserva acumulada.
Já no VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), esse benefício de dedução fiscal não existe, você paga imposto de renda todos os anos, mas na hora de receber, você paga o imposto apenas sobre a rentabilidade. Essa opção normalmente é melhor para quem faz a declaração simplificada, que não vai ter o benefício fiscal do PGBL.
Outra modalidade é o fundo de pensão. Ele tem o mesmo benefício tributário do PGBL, a diferença é que os fundos de pensão são oferecidos por entidades fechadas de previdência complementar, que não tem fins lucrativos e são submetidos a outro tipo de regulação.
“A previdência complementar funciona em um regime que nós chamamos de capitalização. O valor que você vai acumulando mensalmente é o valor que vai gerar a sua receita, a sua renda no futuro, no momento que você precisar e perder sua capacidade laboral, a capacidade de trabalho”, afirma Valeska Oliveira, gerente de Investimentos e Previdência do Sicoob.
Oliveira destaca que para escolher seu plano de previdência privada, é importante analisar diferentes fatores, como as declarações de imposto de renda que costuma fazer e qual é seu perfil de investidor.
“Se você é jovem, se você está começando sua vida laboral agora, esse é o momento de você entrar em um plano de previdência. Quanto maior o tempo que você tiver, menor vai ser o esforço para acumulação, o tempo vai trabalhar a seu favor, porque você vai ter a possibilidade de acumular mais recursos de uma forma mais tranquila, a sua escalada vai ser menos íngreme”, diz a representante do Sicoob.
Você pode conferir mais informações sobre os planos de previdência privada do Sicoob no site da cooperativa.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR