Economia

Natal e Dia das Mães

Sazonalidade e sucesso nas vendas: como as datas sazonais afetam o comércio?

Conheça quais são os feriados e datas comemorativas que mais influenciam o varejo no Brasil.

por da Redação em 15/09/22 10:35

Durante as diversas datas festivas e feriados ao longo do ano, o comércio, tanto físico quanto digital, se prepara para atingir o pico de vendas. Muitas comemorações impulsionam o mercado e se tornam momentos de grande espera para diversos setores, sobretudo porque os consumidores estão mais dispostos a fazer compras durante essas datas.

Nota-se, portanto, a necessidade de trazer esforços ao varejo em datas sazonais. Pensando nisso, separamos aquelas que são pontos-chave para o comércio e que impulsionam as vendas. Confira:

Páscoa

A celebração típica do calendário cristão tem um grande impacto no comércio, principalmente no setor de alimentos. O principal item comercializado nessa data são os doces e chocolates — especialmente os ovos de Páscoa. No entanto, produtos relacionados ao almoço também têm aumento nas vendas.

Entre eles, destaca-se o bacalhau. Produtos de panificação também são beneficiados com a data, como pães e patês.

Dia dos Namorados

A data é comemorada, no Brasil, no dia 12 de junho. A ocasião atrai a venda de vários tipos de produtos, desde vinhos, cestas de café da manhã, perfumes e jantares até viagens, motéis e artigos intimistas.

Como o dia 12 de junho atinge uma gama ampla em idade, gênero e preferência de consumidores, o mercado como um todo se aquece. É importante destacar que essa é uma das maiores datas para o varejo no Brasil.

Dia das Mães

A data com o segundo maior movimento de varejo do ano é comemorada no segundo domingo do mês de maio, para celebrar e homenagear a figura de mães, tias, madrastas, avós, madrinhas e outras mulheres que assumem a responsabilidade pelo cuidado de outras pessoas.

A data é voltada para o público feminino, porém, o público-alvo é composto por aqueles que vão comprar os presentes: filhos, filhas, maridos, netos, etc. O preparo do mercado para essa data é gigantesco e as campanhas de marketing devem ser muito bem estruturadas para atrair uma boa parcela do público para as compras.

Black Friday

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos sendo a primeira sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças — celebrado sempre na 4ª quinta-feira de novembro. O foco é vender produtos com grandes descontos para iniciar o período de compras que antecede o Natal.

No Brasil, a data foi importada para o setor varejista com a mesma proposta de antecipar as compras de final de ano, com o objetivo de trazer ao consumidor produtos com mais descontos. A Black Friday acontece por aqui na última sexta-feira do mês de novembro.

Nesse dia, as grandes promoções tomam conta do comércio que engloba praticamente todos os setores, desde eletrônicos a alimentícios. No calendário comercial, essa é a terceira data mais importante para o varejo.

Natal

Por último, vem o Natal, a data mais importante do ano no calendário comercial. O feriado, que ocorre no dia 25 de dezembro, é o momento oportuno para presentear amigos e familiares no clima de final de ano e de renovação para a nova fase no ano seguinte.

O feriado movimenta todo tipo de comércio e serviços, desde vestuário a brinquedos, acessórios, informática, perfumes, viagens, alimentos e muitos outros. Para essa data, a maioria dos varejos começa a se planejar com seis meses de antecedência: um conjunto de esforços para poder ter em estoque todos os produtos necessários e implementar as campanhas de marketing de forma ainda mais eficiente.

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