Carla Argenta afirma que a falta do auxílio emergencial será sentida principalmente nos próximos meses
por Fabiana Novello em 11/02/21 10:16
As vendas no comércio varejista caíram 6,1% em dezembro de 2020 em relação a novembro, segundo o IBGE. No ano, foi registrada alta de 1,2%.
Sem o auxílio emergencial, a economista-chefe da CM-Capital, Carla Argenta, avalia que a tendência é de piora e será observada nos próximos meses.
“O auxílio emergencial tem um peso muito importante e a gente vai começar a ver isso em janeiro quando de fato ele deixou de existir. Então, em janeiro, fevereiro e março, provavelmente nós teremos uma correção muito significativa nesses dados macroeconômicos que nós temos visto tanto de vendas no varejo como de indústria e provavelmente de serviços também”, disse em entrevista ao Café do MyNews.
Outro fator que, segundo a economista, contribuiu para a queda verificada em dezembro foi a antecipação do décimo terceiro salário para o início da pandemia, o que deixou as pessoas sem esse dinheiro no fim do ano.
“Portanto, esse recurso a mais que elas teriam para gastar no comércio em dezembro não estava na mão das pessoas”, avalia a economista.
Carla Argenta também comentou a aprovação do projeto de autonomia do Banco Central. “É muito importante essa autonomia do Banco Central porque deixa as regras domésticas muito mais próximas das regras dos principais países. Estados Unidos e Europa já trabalham nesse formato com mandato do presidente do Banco Central que não coincide com o mandato do presidente da República. Isso dá certa segurança para a política monetária”.
Assista a íntegra do Café do MyNews desta quinta-feira (11).
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR