Tesouro Direto terá título para aposentadoria Renda Fixa

Tesouro Direto terá título para aposentadoria


O programa Tesouro Direto está completando 20 anos e deverá em breve ter em seu cardápio para o investidor um título para aposentadoria, que servirá como uma alternativa à previdência complementar. Segundo o secretário do Tesouro, Paulo Valle, o título terá característica de renda. Desta forma, o brasileiro poderá planejar a complementação de sua renda na aposentadoria com o pagamento de uma renda mensal pelo Tesouro.

Valle, um dos criadores do programa que abriu a oportunidade para pequenos investidores comprarem títulos do governo diretamente, explica que o novo título é mais uma ferramenta de educação financeira. “Apesar de ter uma indústria de previdência complementar bem desenvolvida no Brasil, sempre é bom incentivar a população a ter seu INSS mais uma previdência complementar”, diz Valle. O título é uma alternativa principalmente para investidores de baixa renda porque fundos de previdência costumam ter taxas de administração mais altas para pequenas quantias. No Tesouro Direto não há incidência desta taxa e mesmo pequenos investidores têm acesso aos mesmos juros pagos a grandes quantias.

LEIA TAMBÉM: Títulos de renda fixa, o que são e como investir

O projeto prevê que o título tenha um período de acumulação que será escolhido pelo investidor na hora da compra. Depois deste período haverá então um pagamento de renda mensal de acordo com o total acumulado pelo investidor.  “Vou comprando este título durante minha vida de trabalho e depois de um certo tempo que eu vou definir, começo a ter um rendimento mensal”, explica Valle.

Os títulos mais recomendados para acumular para a aposentadoria, segundo analistas de mercado, é o IPCA+ porque é uma proteção contra inflação, o maior risco numa aplicação de longo prazo. Este título, contudo, não prevê o pagamento de juros mensais.

“O ideal é que todo brasileiro desde o primeiro dia de trabalho já comece a guardar para a aposentadoria”, diz Valle.

A entrevista completa você pode conferir no vídeo a seguir.

Relacionados