Ver as vendas da sua marca caindo dá um desespero, não dá? Ainda mais para quem começou um negócio do zero e investiu tudo o que tinha e o que não tinha.
por por Luara Fukumoto em 27/09/22 15:18
Escola de Inovação do Centro Paula Souza está com inscrições abertas para pessoas que desejem investir no próprio negócio/Imagem: Pixabay
Quando você começa uma marca pequena dentro de casa e tem uma boa rede de contatos (amigos, parentes, conhecidos, etc.), as vendas no começo são muito boas desde que o que você vende satisfaça as pessoas.
Depois de um tempo, sua marca não é mais novidade e é aí que as vendas começam a cair. E o desespero começa a bater.
Então, o que fazer?
É natural um pico de vendas na inauguração de qualquer negócio e, passada a novidade, as vendas se estabilizam e você fica com a sensação de que elas caíram. Foi isso que aconteceu?
Se não foi e as vendas estão realmente caindo, você precisa entender o motivo disso. Para entender faça o seguinte:
Simples, né? Mas se você não tem conhecimento técnico de Marketing e Branding, fazer estas coisas pode ser ainda mais prejudicial para a sua marca. Então, veja algumas orientações importantes.
Quanto mais a sua marca se comunicar com o cliente, mais acesso às necessidades dele você vai ter. E não se preocupe pensando que isso é, obrigatoriamente, caro de se fazer.
Para negócios pequenos – principalmente os MEI – , esta conversa é bem simples e direta entre dono de negócio e cliente.
Mas atenção! Não é porque um cliente seu falou alguma coisa que você vai mudar imediatamente seus produtos ou serviços!
Você precisa ouvir os clientes, organizar as opiniões e ver quais foram as sugestões e elogios que mais se repetiram e analisar com calma.
Este relacionamento com o cliente não precisa acontecer somente quando suas vendas caírem. Recomendo fortemente que você faça isso desde o começo, logo na primeira venda.
Começando cedo o relacionamento da sua marca com o cliente, conforme sua marca for crescendo, maiores e melhores serão os insights que você conseguirá deles e você terá clientes mais engajados e conectados à sua marca.
Pode ser que sua marca seja disruptiva e não queira fazer nada clichê como o mercado faz. É um posicionamento válido. Mas até para ser disruptivo, você precisa saber o que está sendo feito no mercado.
Concorrentes não são inimigos. Você precisa entender o que eles fazem, como fazem, porque fazem e para quem fazem. E muito cuidado para não copiar que isso pode gerar processos (ou dores de cabeça).
Outro ponto para você avaliar é como está o seu preço em relação à concorrência. Dependendo do seu mercado e produto ou serviço, o preço é um forte fator decisivo de compra.
Deixe sua mente aberta, não ache que as soluções serão sempre caras, tecnológicas ou inalcançáveis. De repente, trocar a posição dos produtos na prateleira da sua loja já vai te ajudar.
Uma das primeiras coisas que passa pela cabeça de donos de pequenos negócios quando as vendas caem é: preciso criar mais sabores, tamanhos, cores, etc. Não faça isso, é bem provável que você vai piorar ainda mais a situação financeira da sua marca.
Analise tudo o que você tem de produto ou serviço. Se você ainda não tem isso listado, liste e analise o que é mais vendido.
Veja se existem opções muito parecidas, por exemplo: cobertura de doce de leite, cobertura de doce de leite com amendoim, cobertura de doce de leite com castanhas, cobertura de doce de leite com chocolate… além de complicar o seu controle de estoque e, por consequência, seu capital de giro, você confunde seus clientes.
Encontre quais são os produtos mais vendidos e enxugue seu portfólio, com isso você vai abrir espaço para novidades e vai se especializar. É muito melhor você ser a confeiteira que faz o melhor bolo de churros do bairro, vende com constância e tem clientes satisfeitos do que ser a confeiteira que faz de tudo mas não consegue vender nada.
Simplifique a vida do seu cliente. Este é o maior segredo para suas vendas crescerem. Todo mundo quer uma vida mais simples.
Acabei de escrever sobre simplificar a vida do cliente. É isso que você vai fazer na comunicação da sua marca também.
Simplificar não é escrever errado, não é fazer de qualquer jeito: simplificar é colocar na voz e no tom certo para que o seu cliente não precise se esforçar para entender.
Quando o cliente entende sua comunicação e tem uma comunicação aberta com você, ele se encanta e vira fã.
A comunicação que você vai adotar para a sua marca precisa estar alinhada com o seu público, com o que ele deseja e com o que você planeja para sua marca.
Quer saber como ter um negócio cada vez melhor?
Além de cuidar do branding e do marketing da sua marca, você precisa acompanhar sempre as finanças do seu negócio para tudo caminhar alinhado.
Comenta qual sua maior dúvida para fazer seu negócio melhorar que voltamos com novos artigos aqui para te ajudar.
*Sócia-fundadora da Simbios Negócios
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