Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Gabriela Lisbôa

GUERRA NA UCRÂNIA

Parlamento da Finlândia aprova entrada do país na OTAN

Seguindo os passos da vizinha, Suécia assina carta de adesão e deve fazer o pedido oficial para entrar na aliança ainda esta semana

por Gabriela Lisbôa em 17/05/22 17:46

O parlamento da Finlândia aprovou a entrada do país na OTAN por maioria esmagadora. Com 188 votos a favor e apenas 8 contra, os parlamentares finlandeses aprovaram, nesta terça-feira (17), a entrada da Finlândia na OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Com a vitória, o pedido formal deve ser apresentado nos próximos dias, o que marca uma reviravolta histórica. A Finlândia deixa de ser um país neutro militarmente para se aliar ao grupo comandado pelos Estados Unidos.

Outro país historicamente neutro, a Suécia se prepara para seguir o mesmo caminho. A ministra das Relações Exteriores, Ann Linde, confirmou que assinou o pedido de adesão à OTAN e que o documento deve ser entregue nos próximos dias. Em um comunicado, a ministra disse que tinha acabado de assinar “uma histórica carta de indicação do governo sueco para o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Nossa candidatura à Otan está agora oficialmente assinada”.

Os dois países já têm uma reunião marcada com com o presidente americano, Joe Biden, na quinta-feira (19), para discutir as candidaturas. O encontro vai acontecer entre Biden, o presidente finlandês, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra da Suécia, Magdelena Andersson.

A Guerra na Ucrânia começou no fim de fevereiro, com a invasão russa no país. O MyNews passou dez dias em Lviv, no Oeste ucraniano, para mostrar como a guerra mudou a vida das pessoas.

O processo de adesão de um novo membro na OTAN não é simples e pode levar até um ano porque o país precisa atender a uma série de requisitos. Além disso, todos os atuais membros, 30 países, devem concordar com a entrada, a decisão tem que ser unânime. Nesse caso, a pedra no sapato é a Turquia, que já se manifestou contra, a declaração foi dada pelo próprio presidente turco, Recep Erdogan. Os países disseram que vão enviar uma delegação para negociar com o presidente, na pauta pode entrar a venda de armamento sueco para os turcos – as negociações foram canceladas há três anos.

Nesta semana, o MyNews Explica conversou com o professor de Relações Internacionais da FAAP, Gustavo Poggio, sobre a entrada dos países nórdicos na OTAN.

Veja a entrevista no vídeo abaixo:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR