Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Internacional

Extremistas são ameaça

Eleições na França: Macron pode perder maioria na Assembleia Nacional

Quase 50 milhões de franceses devem ir para as urnas para escolher os 577 deputados que vão legislar pelos próximos cinco anos.

por da Redação em 12/06/22 10:47

Este domingo (12) é dia de eleições na França. Quase 50 milhões de franceses devem ir para as urnas para escolher os 577 deputados que vão legislar pelos próximos cinco anos. É um momento delicado para o presidente Emmanuel Macron, reeleito para o cargo em abril deste ano.

Em uma visita recente à região francesa de Tarn, ele chegou a declarar que “se a eleição presidencial é crucial, as eleições legislativas são decisivas”. A preocupação é compreensível. Hoje Macron tem maioria na Assembleia Nacional, o que garante uma certa facilidade para implementar o programa eleitoral. Com a polarização acirrada em todo o país, essa maioria está ameaçada.

Um dos temores é o crescimento de Jean-Luc Mélenchon, fundamentalista de esquerda que pretende ser primeiro-ministro. Mélenchon foi o terceiro candidato mais votado nas eleições presidenciais, quando concorreu pelo partido de esquerda radical que fundou em 2016, França Insubmissa, e considera as eleições legislativas como um terceiro turno das presidenciais.

Para chegar mais perto do cargo, Mélenchon formou a NUPES, a Nova União Ecológica e Social Popular, coalizão que reúne partidos de esquerda e ambientalistas. Pesquisas indicam que a coligação pode eleger 289 deputados, o que garante a maioria no Parlamento.

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Harris Interactive, mostra que 28% dos eleitores franceses desejam votar em um candidato da NUPES, enquanto 26% vão escolher um nome alinhado com Macron e 24% querem alguém doo partido de direita Reagrupamento Nacional. O que está à favor de Macron é a abstenção, que pode passar de 50%.

Mas vencer a extrema-esquerda não é o único desafio. Durante a campanha, Macron pediu que os franceses façam “mobilização contra os extremos“, numa referência, também, à extrema-direita, liderada por Marine Le Pen.

As eleições legislativas na França acontecem em 2 turnos, o segundo está marcado para o dia 19 de junho.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR