Na noite do sábado (2), governo ucraniano anunciou que tropas russas saíram da capital Kiev. Imagens com carros queimados, corpos carbonizados e edifícios destruídos foram divulgadas neste domingo (3).
por Suzana Souza em 03/04/22 17:20
Edifícios e carros destruídos após bombardeio em cidade ucraniana. Foto: Vladimir Koval
O governo ucraniano anunciou, na noite do sábado (2), a retirada das tropas russas da área de Kiev, capital da Ucrânia. Imagens divulgadas pelo governo mostram cenas de destruição, carros queimados, corpos pelas ruas e edifícios destruídos. De acordo com o Ministério da Defesa do país, todos os assentamentos em Kiev foram libertados dos invasores russos.
Até então, a contagem exata de civis mortos no local é desconhecida. Na cidade de Bucha, a 58 quilômetros de distância de Kiev, o prefeito anunciou que ao menos 280 pessoas foram enterradas em valas comuns na cidade.
De acordo com o canal Ukraine Media Center, “corpos de civis foram encontrados mortos nas ruas ao lado de suas casas. Eles foram mortos com um tiro na nuca. Algumas pessoas estavam com as mãos amarradas atrás das costas”. As informações foram vinculadas no grupo do Telegram do governo ucraniano. Pelo canal, o país dispara informações sobre o cenário de guerra.
Neste domingo (3), o presidente do Conselho Europeu Charles Michel prometeu novas sanções econômicas contra a Rússia após se dizer “Chocado com imagens assustadoras de atrocidades cometidas pelo exército russo na região libertada de Kiev”.
Em sua página do Twitter, Michel escreveu que a União Europeia está ajudando a Ucrânia e Organizações Não Governamentais (ONGs) na “coleta de provas necessárias para perseguição em tribunais internacionais”. “Mais sanções e apoio da UE estão a caminho”, escreveu também.
Parte dos registros mostra a estrada de Zhytomyr, considerada uma das principais vias de entrada para a capital ucraniana. Segundo o governo, parte dos civis que tentavam fugir da cidade foram mortos com tiros e bombas.
Há ainda registro de uma família enterrada na vila de Motyzhyn, localizada a 50 quilômetros de Kiev. Segundo o fotógrafo que fez o registro, Vladmir Koval, a família foi feita de prisioneira, torturada e morta a tiros, antes de ser enterrada em uma vala improvisada.
Abaixo confira as fotos. Imagens são fortes.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR