Organização Mundial de Saúde declara varíola do macaco uma emergência sanitária global e pede que governos intensifiquem as ações de monitoramento
por da Redação em 23/07/22 12:52
Foto: Cyntia Goldsmith via Agência Brasil
Mais uma preocupação mundial: A Organização Mundial de Saúde (OMS) declara varíola do macaco uma emergência sanitária global. Com isso a organização peque que os governos por todo o planeta intensifiquem o monitoramento de casos.
Segundo informações do site da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), cinco mortes e mais de 16 mil casos da doença foram notificados por 75 países e territórios.
“Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus. Há novos modos de transmissão e ele diz que ainda se conhece pouco. “Por todas essas razões, decidi que o surto global de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de importância internacional”, acrescentou.
Na avaliação da OMS, o risco de varíola dos macacos é moderado em todas as Regiões do mundo, a exceção da Europeia, onde é considerado alto.
A varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. Leva esse nome porque foi detectada pela primeira vez em macacos, mas a transmissão ocorre entre humanos.
A infecção é caracterizada por erupções ou lesões cutâneas que geralmente se concentram no rosto, nas palmas das mãos e plantas dos pés, parecendo espinhas ou bolhas. Muitas vezes são acompanhadas de sintomas semelhantes aos da gripe (febre, dor de cabeça, mal-estar).
Qualquer pessoa pode ser infectada se tiver contato próximo com alguém que tenha sintomas.
A Organização Pan-Americana da Saúde tem apoiado os países das Américas com atividades de vigilância, preparação e resposta a casos da doença, incluindo treinamentos sobre diagnóstico e detecção laboratorial do vírus monkeypox.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR