Aplicativo do Facebook em um aparelho celular. Foto: Brett Jordan / Unsplash
PANE NO SISTEMA
Facebook e Instagram começaram a retomar o serviço gradualmente no início da noite desta segunda. WhatsApp ainda está fora do ar. Diretor de Tecnologia da empresa se desculpou pelo transtorno no Twitter
No início da noite desta segunda (4), após mais de seis horas fora do ar em todo o mundo, as redes sociais do conglomerado Facebook começaram a ser estabelecidas. Facebook, WhatsApp e Instagram saíram do ar por volta do meio-dia (horário de Brasília) e passaram todo o período da tarde sem funcionar. Perto das 19h, o Instagram voltou a atualizar as postagens e o Facebook permitiu a conexão e atualizou a linha do tempo. Já o WhatsApp começou a voltar às 19h30, com a atualização das mensagens.
O diretor de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer, tuitou um pedido de desculpas no início da noite e disse que a empresa está trabalhando para restabelecer os serviços. Por conta da pane nas redes sociais, as ações do Facebook na Bolsa de Nova York, a Nasdaq, chegaram a cair 5%.

Através de uma nota no Twitter, o Facebook informou que o problema é global.
Quando o usuário tenta acessar os aplicativos aparece uma mensagem de erro “5XX Server Error”, que indica que o problema está acontecendo por uma falha nos servidores. O WhatsApp parou de enviar as mensagens e o Facebook e o Instagram deixaram de exibir postagens e fotos.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.
Como alternativa ao WhatsApp, muitas pessoas migraram para o Telegram. Entretanto, também no Twitter, usuários relataram instabilidade também no Telegram e demora para receber e enviar mensagens. Uma das possibilidades é que o aplicativo esteja sofrendo com o excesso de pessoas acessando o sistema, após a falha no WhatsApp.